Projeto Abaeté luta pela preservação do rio Jaguaribe

13/11/2021

Um dos objetivos é sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação do rio Jaguaribe, através de ações educativas e ambientais, assim surgiu o Projeto Abaeté, idealizado pelo ativista ambiental Neto Braga.

As ações são desenvolvidas por Neto através da prefeitura municipal, com a participação de várias secretarias entre elas: Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário. “Já tiramos toneladas e toneladas de lixo de dentro do rio. Cada vez que vou com uma turma de estudantes a gente fala sobre a importância da preservação e cuidados que tem que ter com o nosso rio da Onça. O rio Jaguaribe é bem maior que todos nós. Agora para gerações dos nossos filhos e nossos netos é bom que a gente volte a frequentar nosso rio e abracemos em verdade a causa ecológica do rio, para que a gente possa sanear e devolver às futuras gerações o rio que tivemos em nossa infância. Mas é triste a gente fazer uma parte, enquanto outros muitos degradam, destroem nosso rio”, lamentou Neto Braga, idealizador do projeto Abaeté, que há cinco anos realiza a cavalgada ecológica que percorre o leito do rio fazendo esse alerta.

“Essas questões socioambientais são muito importantes. A gente enquanto Fórum de Sustentabilidade não podemos ignorar, ficar de fora. Temos que abraçar e apoiar esse projeto. Sempre estamos discutindo, vestimos a camisa mesmo e vamos ajudar a despoluir o rio Jaguaribe”, afirma a professora Sandra Belchior, presidente do Fórum Permanente de Sustentabilidade da Região Centro-Sul.

Para o prefeito Ednaldo Lavor, esse projeto serve para as pessoas compreenderem a importância do rio Jaguaribe. “O leito do rio Jaguaribe não é para ser jogado lixo, não é para ficar degradando, destruindo, derrubando árvores. Que através desse projeto, a gente possa conscientizar a população não só de Iguatu, mas de toda região e também do Ceará pela importância que tem esse rio. Estamos com o projeto de plantio de mudas de árvores nativas. Já fizemos mais de 50 mil distribuições de árvores nativas e frutíferas plantadas em nosso Iguatu. E a ideia é que a gente possa plantar cada vez mais. Chegar até cem mil mudas para o nosso Iguatu. Que possamos melhorar nossa qualidade de vida através de projetos como esse que vai fazer a diferença na vida das nossas futuras gerações”, declarou o gestor municipal.

5ª Cavalgada Ecológica

No domingo, 07, aconteceu a 5ª edição da Cavalgada Ecológica, ação realizada pelo Projeto Abaeté. O evento que acontece às margens do rio Jaguaribe já se tornou tradição em Iguatu e contou com uma grande participação de cavaleiros e amazonas. Com duas frentes de saídas, as concentrações acontecerem nos sítios Itans e Juazeirinho. Logo após o café compartilhado e a bênção religiosa, as tropas deixaram a zona rural rumo à cidade. Por volta das 10h30, as comitivas se encontraram embaixo da ponte férrea, quando aconteceu o momento de fala das autoridades e instituições presentes. Logo em seguida na praça Alcântara Nogueira, no bairro São Sebastião, aconteceu o encerramento com apresentações do vaqueiro aboiador Pedro Coelho, Bêu Paulino entre outros artistas. O evento tem o objetivo maior de mostrar a realidade da degradação, devastação e poluição que vive o rio Jaguaribe.

Durante as falas, os discursos foram voltados para chamar a atenção das pessoas para os problemas ambientais que o rio sofre como despejo de esgoto, lixo, além do desmatamento da mata ciliar, entre outros danos provocados diariamente a esse importante manancial. O evento conta com o apoio de empresas e entidades de classe e instituições sociais. “Há toda essa preocupação desse projeto com limpeza do rio Jaguaribe, enquanto que uma grande parte da população parece não está preocupada com o rio. É triste ver o rio assim com tanta sujeira e esgoto. Quando temos a graça de um bom inverno, nossa água desce toda poluída. Vejo como positiva e necessária essa preocupação de limpar e cuidar do rio, que é nosso. Devemos nos unir para fazer o salvamento das águas do rio Jaguaribe”, disse o diácono Janelson Cartaxo.

“O momento é mesmo de agradecer. A gente não esperava toda essa participação, superou nossas expectativas. A nossa cidade de Iguatu vai ser exemplo de município verde e com rio Jaguaribe sadio para a gente poder voltar a apreciar toda essa beleza”, disse confiante Tatá locutor.

“Essa cavalgada foi belíssima, grandiosa. Só temos a agradecer”, finalizou Neto Braga.

MAIS Notícias
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde

Cumprindo o que prometeu durante a campanha, o prefeito eleito Roberto Filho anunciou ontem, dia 15 de novembro de 2024, um nome técnico técnico para a Secretaria de Saúde do município de Iguatu. Trata-se do médico anestesiologista, também especialista em gestão...

Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu
Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu

O iguatuense Alyson Alves de Araújo conquistou o 1º lugar em duas categorias absoluto no Fortaleza Spring International Open de Jiu-Jitsu. O evento reuniu atletas de todo o país. Alyson Macaco levou o nome de Iguatu ao pódio com muita garra e dedicação. Nascido e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *