Foi prorrogada pelo Ministério da Saúde, até o dia 30 deste mês, a campanha nacional de multivacinação. Crianças e adolescentes menores de 15 anos que ainda não colocaram o cartão de vacinação em dia devem ser imunizados.
As irmãs Letícia e Amanda Ferreira foram vacinadas na manhã da quinta-feira, 18, na Unidade Básica de Saúde da Vila Centenário. “Soubemos pela agente de saúde que mandou uma mensagem para nossa mãe. Viemos no horário marcado, foi bem rápido e nem doeu”, ressaltou a estudante Amanda Ferreira. “É importante para nossa saúde. Estamos com cartão de vacinação em dia. Falta agora só a segunda dose da Covid”, acrescentou Letícia.
Em Iguatu, de acordo com a Secretaria da Saúde, são 33 postos de vacinação na sede e zona rural, todos abastecidos com vacinas de rotina para atender o público. O município conta com 17.313 pessoas na faixa etária da campanha que são crianças a partir dos seis meses a adolescentes de 14 anos de idade. De acordo com a pasta, nem todo esse público vai ser vacinado, todavia é importante que os pais comparecem para saber se os filhos precisam de algum imunizante. “Muitos deles já estão vacinados. Esse período da campanha de vacinação é para verificar a situação vacinal da caderneta deles e oportunizar a complementação da vacinação caso seja necessário. É um número grande de pessoas, mas não necessariamente esse quantitativo tem doses a serem ministradas”, explicou Edimira Assunção, coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde de Iguatu.
Proteção
A supervisora comercial Marciliete Ramos, mãe do pequeno Mateus, de 6 meses, levou o filho para atualizar as doses das vacinas de rotina, na sexta-feira, 19, na Unidade de Saúde Ernani Barreiras, no bairro Areias. “Eu tenho uma filha de 14 anos, e o Mateus de 6 meses, é importante a gente sempre manter e acompanhar a vacinação das crianças em dia. Desde quando nasceu que venho seguindo todas as vacinas e consultas dele. Em primeiro lugar Deus, que nos dá a saúde. Precisamos cada vez mais de estarmos protegidos, ainda mais com essas doenças que estão aparecendo”, ressaltou.
Para os profissionais que atuam nas unidades de saúde, tem aumentado bastante a procura das pessoas em busca de participar da campanha, principalmente a preocupação dos pais em atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. “Diferente do período mais crítico da pandemia, quando as pessoas não estavam participando da vacinação de rotina, nem mesmo da gripe, agora o pessoal está procurando colocar a vacinação em dia. Contamos com uma força tarefa, um trabalho em conjunto com todos os profissionais e apoio das agentes de saúde”, afirmou Solange Lima, técnica de enfermagem da unidade de saúde da Vila Centenário.
Apelo
Com a prorrogação da campanha de multivacinação as pessoas que ainda não tomaram as vacinas devem procurar uma unidade de saúde mais perto de casa. “A gente faz até um apelo que os pais busquem as unidades de saúde para atualização da caderneta de vacinação. É preciso continuar nesse ritmo para alcançar todos aqueles que deixaram de tomar alguma dose de vacina dentro do calendário nacional”, fez o chamamento Fernando Fernandes, secretário da saúde de Iguatu.
Dentre as vacinas que estão disponíveis nos postos na campanha estão: BCG, hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), varicela e HPV quadrivalente (papilomavírus humano).
0 comentários