CAPS Iguatu, o primeiro implantado no Nordeste, completa 30 anos

04/12/2021

Em Iguatu, o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial funciona em um prédio moderno, na rua Deocleciano Bezerra, no Centro. As instalações são novas, o equipamento conta com áreas de convivência, consultórios, farmácia, refeitório, entre outros espaços com conforto e amplos. A unidade, que é do tipo III ou Geral, também tem seis enfermarias para acolhimento de quem precisar desses serviços.

“Graças a Deus, quando chegamos aqui fomos bem atendidas, desde o pessoal da portaria, cozinheiras, pessoal da limpeza. Médicos as enfermeiras, tudo gente bem educada e acolhedora. Não faltou nada. A gente entrou num lugar abençoado”, disse a dona de casa Alvenora Oliveira, moradora da cidade de Saboeiro, que estava acompanhando uma paciente.

A unidade Geral dispõe de uma equipe multiprofissional com psiquiatras, enfermeiras, assistente social, psicóloga, entre outros profissionais que estão diariamente prestando serviços de saúde mental. A população também conta com outros dois CAPS: o Álcool/ Drogas e o Infantil. O município foi o primeiro do Nordeste a implantar esse sistema, tirando o foco das internações em hospitais psiquiátricos, como era praticado antigamente. “Foi uma revolução muito grande principalmente para nossa Região. A forma de ver não somente a pessoa com transtorno mental, mas também a de lidar com ela. Passou-se a ver o ser humano por trás do transtorno que é uma mudança muito importante”, ressalta a psicóloga Lumara Alves.

Nova perspectiva

A melhoria no modelo de tratamento apresentou uma nova perspectiva para quem procura a unidade. É tanto que aumentou a demanda pelos serviços de saúde mental na cidade, que passou a atender até pessoas de outras cidades. Antes, em média eram 150 atendimentos por mês, passando para mais de 600 atualmente. A pandemia da Covid-19 também contribuiu para que essa busca cada vez mais expressiva. “Teve mês que a gente chegou a atender 800 pessoas. Só atendimentos. Na farmácia, em uma semana foram 500 atendimentos. Todo dia a gente recebe encaminhamento de PFS, de hospitais, de pessoas com necessidade de avaliação psicológica”, afirmou o enfermeiro Wendel Lima, coordenador do CAPS Geral.

Após 30 anos, desde que foi instalado o primeiro CAPS no Ceará, na cidade de Iguatu, o estado atualmente conta com 164 unidades em 118 municípios, com especialidades que vão desde o Geral, Álcool/Drogas e o Infantil. Em Iguatu, o primeiro CAPS foi inaugurado em novembro de 1991. Na época o psiquiatra Antônio Weimar Gomes, que também era vereador na cidade, foi enviado a Santos (SP) naquele mesmo ano para conhecer a experiência do CAPS instalado naquela cidade, retornando empolgando com as informações necessárias que ajudaram a implantar o primeiro CAPS do Nordeste, o segundo do Brasil.

Desafios

Atualmente o sistema de tratamento de saúde mental de Iguatu segue com uma rede formada por outros dois CAPS, além de uma residência terapêutica. Mas a garantia do funcionamento regular desses serviços, que é custeado pelo Governo Federal e pelo próprio município, enfrenta desafios. “Nós recebemos um incentivo, vamos dizer assim, do Ministério da Saúde, pela implantação desses equipamentos, mas a contrapartida maior sempre recai no município. São equipamentos extremamente demandados pela população de todas as faixas etárias. Então nós temos que enfrentar mais esse desafio financeiro e deixar essas unidades funcionando para atender quem precise”, declarou Fernando Fernandes, secretário da Saúde de Iguatu.

MAIS Notícias
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde

Cumprindo o que prometeu durante a campanha, o prefeito eleito Roberto Filho anunciou ontem, dia 15 de novembro de 2024, um nome técnico técnico para a Secretaria de Saúde do município de Iguatu. Trata-se do médico anestesiologista, também especialista em gestão...

Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu
Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu

O iguatuense Alyson Alves de Araújo conquistou o 1º lugar em duas categorias absoluto no Fortaleza Spring International Open de Jiu-Jitsu. O evento reuniu atletas de todo o país. Alyson Macaco levou o nome de Iguatu ao pódio com muita garra e dedicação. Nascido e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *