Ação cultural de incentivo à leitura marca reabertura de livraria virtual

12/12/2021

Com a intenção de incentivar nas pessoas o gosto pela leitura, aconteceu na noite desta sexta-feira, 10, na Praça da Matriz de Iguatu, uma noite cultural dedicada aos livros, conversa e música, regado também a um cafezinho. A ideia foi das empreendedoras Rita Clares e Camila Machado, da Livros & Cia, com objetivo de associar o incentivo à leitura com a comercialização de livros a ações culturais.

“Foi uma experiência maravilhosa, na verdade é uma grande aposta que a gente está fazendo em promover cultura. A Livros & Cia não é apenas um projeto comercial, mas sim um projeto de promoção de cultura. A gente quer de alguma forma contribuir para desenvolver o hábito da leitura, produção literária. Uma oportunidade de contribuir com a cultura da nossa cidade, da região e oportunizar a juventude acesso à leitura, a população em geral os diversos gêneros literários que a gente tem”, afirmou Rita Clares, idealizadora do empreendimento.

Sem espaço físico, a iniciativa conta com as redes sociais para divulgação dos livros de todos os gêneros. Mas com a pandemia, a ideia foi praticamente extinta. Incentivada pela assistente social Camila Machado, Rita ganhou fôlego e juntas com apoio de amigos estão tocando o negócio, que além das redes sociais, tem a intenção com essa retomada de estar em espaços públicos, sempre aliando com a realização de eventos culturais, passando a desenvolver ações mais próximas das pessoas. “Uma das nossas estratégias de aproximação é estar em praças, eventos que venham a acontecer e a gente possa participar. Pretendemos continuar. Nesta sexta-feira, demos o ponta pé inicial de relançamento, mas a ideia é que a gente mantenha essa participação nos espaços públicos e sempre trazendo outras atividades culturais, como exemplo da participação do pessoal de Jucás, que lançou o livro Antologia Poética. Já estamos vendo parcerias de outras pessoas e tão longo estaremos divulgando essas ações com música, com sarau, contações de histórias, entre outras parcerias culturais”, ressaltou Camila Machado.

A ideia foi das empreendedoras Camila Machado e Rita Clares, da Livros & CIA; Cia- 

Leitores

A presença das mesas cheias de livros e o cenário chamativo para a leitura atraíram a curiosidade de quem esteve na Praça da Matriz. A estudante Ana Júlia de Souza foi uma das que aproveitou para ver as obras expostas e até mesmo trocar ideias com os escritores presentes no evento. Para a jovem, nesse momento de pandemia a leitura é uma necessidade. “No Brasil que nós vivemos, em todos os aspectos, a leitura se torna fundamental nesse momento porque se o brasileiro tivesse um pouco mais de conhecimento, principalmente do mercado nacional, seria bem melhor para nossa cultura. Eu, como leitora, comecei consumindo livros internacionais, nada do Brasil. Porque infelizmente a gente cresceu com essa cultura de gostar do que é de fora, importado. E um evento assim ajuda com certeza a democratizar a leitura. Eu que morei muito tempo no Rio de Janeiro tinha mais acesso à leitura através mesmo das livrarias. Então nos grandes centros é muito mais fácil consumir livros. Agora não tem mais essa desculpa, tem acesso à leitura através da internet. Esses escritores da nossa região devem ser valorizados e começar mesmo na infância e não no ensino médio, como algo obrigatório”, opinou.

O professor aposentado Francisco de Paula aproveitou para ver as obras e incentivar a leitura comprando um livro. Ele destacou que o livro é um dos melhores presentes que as pessoas podem dar e receber. “Mesmo com acesso digital, não quer dizer que necessariamente a gente abandone os livros. A leitura é um fator importante para o desenvolvimento cultural. Isso é uma boa medida, essa ação das meninas é louvável, visto que infelizmente a gente vê ultimamente a nossa cultura levada a segundo plano, mas acredito que isso volte ao normal. Parabéns pela iniciativa”, concluiu.

Antologia Poética

Nessa retomada, o projeto contou com a participação dos escritores jucaenses Anizeuton Leite (Deleite Poético) e Allane Mágila (Alumiar Poética). “É uma realização. As pessoas pensam que escrever é uma dificuldade, mas além de escrever, vem outra muito maior que é publicar. Publicar por uma editora é muito caro, dificilmente você vai conseguir um patrocínio. Mas era inviável para mim publicar um livro por uma editora, foi daí que surgiu a vontade de confeccionar eu mesma os livros. Passei a fazer meus próprios livros. Estudei, cometi vários erros, foi um processo até que cheguei ao primeiro resultado que foi o livro Sombrio. A partir daí passei a fazer os livros”, disse a romancista Allane Mágila, autora de sete obras.

Anizeuton Leite, professor e escritor também participante da obra Antologia, autor de dez obras, passou a escrever desde 2007. “Intensificou mais desde 2017, quando participei de uma bienal em Fortaleza, passei a conhecer as editoras e isso me motivou mais, passei a divulgar meus livros. Criei em 2018 o grupo de Deleite Poético, que é voltado para pessoas que escrevem e dialogam. Foi aí que surgiu o evento Vozes Jucaenses, um jornal. Esses livros é fruto dessa motivação. Com um grupo motivando a gente escreve ainda mais. Eu me reconhecia mais como um professor que escreve. Hoje me sinto um escritor. É uma satisfação muito boa, sobretudo a literatura infantil. A nossa região ainda não é uma região de muitos leitores, mas eu percebo que apesar de todas adversidades estamos avançando”, declarou o escritor.

Saiba mais

A Livros & Cia nasceu em 2018, a partir do desejo de oferecer a Iguatu e Região uma opção de livraria. “Desde sua concepção a Livros & Cia se coloca não apenas como um projeto comercial, mas também como um instrumento de promoção e valorização da cultura. Embora os dados mostrem que o brasileiro não tem muito o hábito de ler, ainda assim acreditamos que podemos contribuir para alterar essa realidade”, afirma Rita Clares, acrescentando que inicialmente o acervo era muito voltado para a área da Assistência Social e profissões afins. Mas aos poucos foram chegando outras demandas, que ajudaram a diversificar os títulos. “Hoje temos livros em várias categorias e buscamos sempre atender os diversos públicos e gostos literários. Como a maioria das livrarias e demais empresas, sofremos os efeitos da pandemia e ficamos por um bom tempo com as atividades paradas, chegando a decidir pelo seu encerramento da atividade. Foi quando recebi o convite da companheira Camila Machado para retomarmos e após muitas conversas decidimos recomeçar. Resolvemos manter o nome, porém fizemos alguns ajustes na identidade visual e nessa nova fase, empenharemos todos os esforços para estarmos cada vez mais perto dos leitores através das redes sociais, parceria com empresas serão lançadas em breve, bem como parcerias para realização de eventos culturais na cidade”, disse. “Seguimos atentas ao tempo em que vivemos e reafirmamos nosso compromisso em levar cultura e lazer as pessoas, comprometidas em expandir o universo da leitura e colorir o mundo de coisas boas, sendo o livro uma delas”, ressalta Camila Machado.

 

Serviço

Instagram: @livroseciaigt
WhatsApp: (88) 9.9619-1601 ou (88) 9.9639-5591
Facebook: Livros e Cia Iguatu

MAIS Notícias
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde

Cumprindo o que prometeu durante a campanha, o prefeito eleito Roberto Filho anunciou ontem, dia 15 de novembro de 2024, um nome técnico técnico para a Secretaria de Saúde do município de Iguatu. Trata-se do médico anestesiologista, também especialista em gestão...

Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu
Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu

O iguatuense Alyson Alves de Araújo conquistou o 1º lugar em duas categorias absoluto no Fortaleza Spring International Open de Jiu-Jitsu. O evento reuniu atletas de todo o país. Alyson Macaco levou o nome de Iguatu ao pódio com muita garra e dedicação. Nascido e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *