Equipe de vôlei de Iguatu brilha nos Jogos Escolares do Ceará

26/12/2021

Uma vitória estupenda para Iguatu foi o vice-campeonato conquistado pelos jovens atletas iguatuenses na modalidade de voleibol nos Jogos Escolares do Ceará. A equipe de Iguatu venceu etapas regionais e se tornou vice-campeã, na grande final que aconteceu em Fortaleza, nos últimos dias 17, 18 e 19, no Centro de Formação Olímpica, uma megaestrutura esportiva que fica na mesma área da Arena Castelão. Os jogos escolares acontecem anualmente e são promovidos pela Secretaria do Esporte e Juventude do Governo do Estado.

A grande final foi disputada contra uma equipe da cidade de Brejo Santo. Uma equipe forte que treina junta há 5 anos. Os estudantes de Iguatu representaram a cidade: Marcelo Segundo, Ian Victor, Eduardo Balbino, Maximus Rhysthian, Magnus Khann, João Lucas, Kennedy Ferreira e Ruan Pablo são os meninos que brilharam nos jogos. Os atletas Maximus Rhysthian e João Lucas foram campeões de vôlei de areia (duplas) na etapa local (Iguatu), Regional (Mombaça) e chegaram à fase final, em Fortaleza, também realizada no Centro de Formação Olímpica, no mês de novembro passado, quando obtiveram uma merecida 4ª colocação.

Para chegarem à grande final, os meninos de Iguatu venceram uma etapa local, depois a macrorregional em Mombaça, e conquistaram a vaga para disputar a final em Fortaleza.

Recentemente, em Aracati, houve um grande evento escolar esportivo. Lá havia muitos olheiros das escolas de futebol de Fortaleza. Os atletas iguatuenses que lá estiveram foram convidados para fazer testes em uma ‘escolinha’ de Fortaleza para ter direito a bolsas escolares.

Apoio dos pais

O título de vice-campeã da equipe iguatuense é uma vitória também pessoal para o grupo de jovens que treina junto há um ano. Para eles, é como se fosse o título principal. Os meninos já haviam vencido fora da quadra, uma vez que conseguiram se mobilizar para conseguir dinheiro e pagar o técnico Dimas Matias, e bancar o transporte para conduzi-los até Fortaleza. Eles superaram todas as dificuldades e limitações para alcançar uma vitória que jamais será esquecida.

A celebrada vitória dos garotos poderia não ter acontecido, se não fosse pela força de vontade deles e suporte oferecido por suas famílias. Pais dedicados e vocacionados, que renunciaram a suas rotinas aqui, para acompanhar os filhos. Entre esses heróis estão o major Arquênio Braga, que além de acompanhar o grupo fez doação de bola e rede, para treinos, treinou com os meninos e ofereceu apoio moral e logístico. Dois filhos do major, Maximus Rhysthian e Magnus Khann, são atletas. Nenzian Balbino, mãe de Eduardo Balbino, também acompanhou o filho e o grupo.

Foram esses pais que se cotizaram de última hora para alugar o transporte e levar o grupo até a capital cearense. A reportagem apurou que a gestão municipal havia se comprometido com o grupo de fornecer o transporte, mas no dia da viagem teria informado que não seria mais possível. O técnico da equipe, Dimas Matias, foi quem intermediou o diálogo com a prefeitura. De acordo com o técnico, havia um acordo entre duas secretarias (Administração, e Esporte e Educação) para fornecer o transporte, mas não foi o que aconteceu. “Era acordo da Secretaria de Educação levar os alunos para as etapas dos jogos escolares. Só comunicaram algo porque eu perguntei na quinta-feira à tarde sobre transporte, aí falaram que até o momento não teria, e na sexta-feira pela manhã foi que falaram que não teria transporte para levar os atletas. Não alegaram nada. Apenas disseram que não tinha transporte. Então foi aí que acabamos nos mobilizando e pagando transporte do bolso dos pais, e de amigos que ajudaram”, afirmou.

A assessoria de imprensa da Prefeitura foi procurada pela reportagem, mas até o fechamento desta edição, na quinta-feira, 23, não nos foi enviada resposta.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *