Sem celular há meses, coletor de recicláveis acha aparelho, mas devolve à dona

02/01/2022

“Nunca devemos querer o que é dos outros, pois não serve pra si”. A frase do reciclador de José Venâncio da Silva, 75, ou ‘Zé Vaqueiro’, é a marca de sua personalidade. A integridade é comprovada em atos que vão além da comoção generalizada do final de ano. O aposentado na manhã de Natal (sexta-feira, 25) trabalhava como qualquer outro dia. Olhando para o chão na busca pelo seu sustento, encontrou um aparelho celular e não pensou em outro caminho a não ser em devolver para o dono.

Sua honestidade nem fez avaliar que o aparelho modelo Iphone seria quatro vezes o que ele tira de lucro em um mês de trabalho. E tampouco que o mesmo celular tivesse tecnologia que pudesse rastrear. “Eu nem tenho mais celular. O meu quebrou no início do ano. E penso que a melhor coisa do mundo é você encontrar um objeto e devolver pro seu dono. Ficar com que não é seu e chegar na frente e perder o dobro”, disse.

O celular foi encontrado quando catava latinhas no Parque de Exposições do Rotary Club enquanto uma festa ainda ocorria no local. “Eu encontrei o celular e estiquei a mão para o alto pra tentar encontrar o dono. Ninguém me notou e achei melhor levar para casa e pedir ao meu genro que ligasse para alguém conhecido da pessoa falando que achamos. Foi o que fizemos. Passamos o endereço de onde moro”, contou.

Polícia

A polícia chegou a ser acionada para o caso inicialmente tratado como furto. “A proprietária do celular acionou o sistema de GPS e chegamos à localização. Mas percebemos que o caso não se tratava de crime e sim que o Zé Vaqueiro havia ligado para uma pessoa próxima e estava aguardando a chagada da dona”, contou o tenente PM Hisrael.

A história de Zé Vaqueiro foi levada ao comando do 10º Batalhão de Polícia Militar de Iguatu. Seu gesto, aclamado pelos oficiais e seus comandados, fez com que recebesse dos militares uma cesta básica. “Chegamos ao final do ano com essa bela história que nos serve de modelo nos dias atuais e para geração futura. Estamos acostumados com atrocidades em que o homem através do crime tenta se apoderar em função de um benefício. Mas temos exemplos de pessoas com grau de honestidade que faz prevalecer a máxima que o bem sempre vai vencer o mal”, disse tenente-coronel Oliveira, comandante interino do 10º BPM.

Natural de Lavras da Mangabeira, reside em Iguatu desde 1993, aqui constituiu família com esposa, nove filhos e 12 netos. Morador de uma humilde residência no Bairro Areias recolhe material reutilizável há 15 anos. O que arrecada financeiramente complementa o valor que recebe de sua aposentadoria. “Fazer o bem sempre vale a pena. Fico bem comigo em fazer isso. Para mim é o que importa”, afirmou Zé.

 

Serviço

Quem tiver interesse em ajudar Zé Vaqueiro, ligar para (88) 9.9711.5333.

MAIS Notícias
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde

Cumprindo o que prometeu durante a campanha, o prefeito eleito Roberto Filho anunciou ontem, dia 15 de novembro de 2024, um nome técnico técnico para a Secretaria de Saúde do município de Iguatu. Trata-se do médico anestesiologista, também especialista em gestão...

Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu
Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu

O iguatuense Alyson Alves de Araújo conquistou o 1º lugar em duas categorias absoluto no Fortaleza Spring International Open de Jiu-Jitsu. O evento reuniu atletas de todo o país. Alyson Macaco levou o nome de Iguatu ao pódio com muita garra e dedicação. Nascido e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *