Honório Barbosa
O mês de janeiro, que antecede a quadra chuvosa, chegou e é tempo de olhar para o céu e outros sinais da natureza à espera de boas chuvas para encher açudes e assegurar boa safra de grãos, no sertão cearense.
Os ‘profetas da chuva’ anunciam as experiências herdadas de antepassados se neste ano o Ceará terá seca ou inverno. A julgar pelas observações empíricas do sertanejo e os estudos dos institutos de meteorologia, a quadra chuvosa (fevereiro a maio) que se aproxima será de precipitações acima da média em todas as macrorregiões.
A tradição mais uma vez foi mantida no sítio Aroeiras, zona rural de Orós. Em uma roda de conversa sob a sombra de um Juazeiro, planta característica do sertão, um grupo de guardadores de experiências de chuvas apresentou suas experiências na manhã desta quinta-feira (6).
As previsões foram consensuais e apontaram para muitas chuvas. Os ‘profetas’ estão animados. “O nosso inverno já começou e está muito bom e as chuvas ainda serão mais fortes”, disse o produtor rural Ésio Barros. “As seis pedras de sal, colocadas sobre o telhado da casa na véspera do dia de Santa Luzia (13 de dezembro), ficaram todas bem molhadas e isso indica que teremos chuvas até junho”.
Para o poeta popular e profeta José Santana, “as experiências foram todas favoráveis e todos vamos ver que os açudes vão encher, que teremos chuva em demasia”.
Outro observador da natureza, o agricultor Francisco Vitor comentou sobre chuva no dia de Natal, posicionamento da estrela D’Alva, sementes de cumaru em abundância. “Tudo indica fortes chuvas neste ano”, pontuou.
Amilton Alcântara começou a seguir as observações feitas pelo pai durante décadas e se relacionam com o vento Aracati. “Foi muito favorável, mas chuvas fortes serão em abril para encher rios e açudes”, afirmou.
Cada agricultor traz sua experiência e compartilha com outros produtores rurais e convidados. O evento é promovido pelo músico Zé Vicente, parceiro do padre Zezinho, em uma área preservada, que mantém a memória de sua família. “Valorizar a cultura popular do sertanejo e preservar essa tradição em nosso meio é esse o nosso objetivo”, explicou. “Neste ano, tudo já está verde no sertão e esperamos boas chuvas e ótima safra para colheita de milho, feijão e arroz no campo e fartura na mesa do agricultor”.
Quixadá
Nesse sábado, 8, será realizado na cidade de Quixadá, no Sertão Central, o Encontro dos Profetas de Chuva. O evento que neste ano chega à sua 26ª edição será promovido de forma híbrida – limitado a 250 pessoas presentes – e por meio de redes sociais, a partir das 9h, no auditório da Faculdade Cisne.
Funceme
Na segunda quinzena deste mês, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos apresenta o primeiro prognóstico de chuva para o trimestre fevereiro a abril.
Os modelos de previsão climática para o Ceará no trimestre janeiro, fevereiro e março de 2022 realizados pelos institutos Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ((CPTEC/Inpe), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) são coincidentes e apontam para um prognóstico favorável com chuvas acima da categoria normal.
Os dados foram apresentados em Reunião de Análise e Previsão Climática, realizada na cidade de Cachoeira Paulista (SP) no último dia 17 de dezembro de 2021.
0 comentários