A vacinação contra a Covid-19 segue avançando em Iguatu e, aos poucos, novos grupos são incluídos nas listas de aplicação da terceira dose. A partir de segunda-feira, 10, será ampliada a faixa etária para a também chamada dose de reforço. O anúncio foi feito pela própria Secretaria da Saúde que comemora um número recorde de vacinados.
O município informa que as pessoas acima de 50 anos ou mais que tomaram a segunda dose até 10 de setembro poderão se dirigir ao Campus Universitário ou Auditório do Hospital Regional de Iguatu (HRI) das 8h às 13h para a nova etapa de imunização. “Boa notícia para a sequência da imunização dos iguatuenses. A vacinação é importantíssima para a proteção diante do aumento de casos de síndrome respiratória. Pessoas imunizadas estão mais protegidas e, mesmo se pegarem a doença, correm menos risco de agravamento e internação”, afirmou Edmira Assunção, coordenadora de imunização.
Crianças
Apesar das doses ainda não terem chegado ao município, a pasta da saúde local já articula o processo de vacinação entre crianças entre 5 e 11 anos. O estado autorizou a vacinação sem a necessidade de prescrição médica. “Ainda não há data estabelecida para o início da imunização deste grupo. Mas esperamos que a população inicie o cadastro da plataforma saúde digital. Quanto mais crianças dentro dessa faixa etária tivermos inscritas, maior é o número de doses que vamos receber. Sempre é essa a lógica”, completou Edmira.
O governo estadual aguarda o envio de doses específicas para esta faixa etária pelo Ministério da Saúde.
1ª colocação
O prefeito e a pasta também comemoram em suas páginas oficiais a primeira colocação de Iguatu entre as cidades com população acima de 100 mil, tendo o maior número de vacinados. Sem entrar em detalhes nas estatísticas desta vez, o município no mês de junho de 2021 estava na terceira colocação. Na época com um pouco mais de 30% da população vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, ficando junto de Fortaleza e Sobral, na marcha da imunização entre as dez maiores cidades cearenses.
Na ferramenta de acompanhamento do município atualizada em 23 de dezembro foram aplicadas 160.920 doses.
0 comentários