Trabalho na pandemia
Com a nova onda de Covid-19, como ficam os afastamentos de trabalhadores. Afastamento de até 10 dias por Covid não precisa de atestado. O governo publicou portaria que regulamenta os períodos de afastamento previstos de casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Os trabalhadores que precisarem se afastar por causa de sintomas de Covid-19 não precisarão apresentar atestado médico às empresas, a não ser que o período de afastamento seja superior a 10 dias. A informação é do Ministério do Trabalho e Previdência. A portaria interministerial nº 14, de 20 de janeiro de 2022, traz algumas mudanças no teor da portaria nº 20, de 18 de junho de 2020. As principais mudanças englobam os períodos de afastamento previstos e o que são considerados casos confirmados e suspeitos de Covid-19 entre os trabalhadores.
Fatos & Blogs
Federação partidária
Federação de partidos atenua os efeitos do fim das coligações. Aprovada em setembro de 2021, a modalidade surgiu como resposta à cláusula de desempenho, que cobra dos partidos um piso de deputados federais para ter acesso a recursos públicos e tempo de TV. Para analistas, diferente da coligação, é um tipo de associação em que as legendas preservam autonomia operacional e financeira, mas atuam em bloco no Legislativo e permanecem juntas por, no mínimo, 4 anos, num desenho que precisa ser respeitado tanto no palanque federal quanto nos regionais.
Economia
Desemprego cai, mas o rendimento do trabalhador é o menor desde 2012. A taxa ficou em 11,6% em novembro. Segundo o IBGE, 12,4 milhões de brasileiros não têm ocupação. Apesar da queda do desemprego, o rendimento real habitual caiu 4,5% frente ao trimestre anterior, para R$ 2.444 – o menor rendimento da série histórica iniciada em 2012.
Educação
Os ministérios do Trabalho e Previdência e da Saúde atualizaram as medidas de prevenção e controle da pandemia no ambiente de trabalho. E o governo federal anunciou um reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores da educação básica. Neste contexto, o CNM afirma que o reajuste do Piso do Magistério inviabiliza gestões em ação eleitoreira. O dado foi anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) na última quarta-feira (26). Pelos cálculos da entidade municipalista, caso o reajuste anunciado de 33,24% seja efetivado, os Municípios terão um impacto de R? 30,46 bilhões. O fato colocaria as prefeituras em uma difícil situação fiscal, inviabilizando a gestão da educação no Brasil. Em nota, a CNM disse que o repasse do Fundeb para este ano será de R? 226 milhões. Com esse reajuste, “estima-se que 90% dos recursos do Fundo sejam utilizados para cobrir gastos com pessoal”.
Efeitos das chuvas
Em janeiro, o Ceará tem chuvas 30% acima do esperado. Com chuvas mais fortes o cenário é favorável para precipitações durante o dia. A Fundação explica que áreas de instabilidade e efeitos locais contribuem para o registro de chuvas. Por sua vez, fica o alerta e cuidados importantes no trânsito. Na maioria das cidades, as preocupações aumentam com a carga de raio, problemas com esgotos, alagamento e falta de energia. Diante deste cenário, aumenta a atuação da defesa civil e órgãos do município.
Covid
Ceará já tem em janeiro 7 vezes mais casos de Covid do que dezembro de 2021. A velocidade de transmissão, atribuída à variante Ômicron, é evidenciada nas novas confirmações.
60 anos da Diocese
As comemorações pelos 60 anos da Diocese de Iguatu começam neste sábado 29 e prosseguem até dia 4 de fevereiro. Uma história que começou sob os ventos renovadores do Concílio Vaticano II, no espírito de comunhão e missão, sempre a serviço da Vida. Durante o período, serão realizadas missas, e encontros com membros da comunidade. Na terça-feira, 01, será inaugurado o busto em homenagem a Dom Mauro na Matriz da Senhora Sant’Ana.
Silvani Soares é bancário e radialista
0 comentários