Com o objetivo de difundir conhecimento e cumprir o seu papel social, as Faculdades Integradas do Ceará – UniFIC e o grupo ‘Mulheres Unidas Balança Vencida’ firmaram parcerias com o propósito de promover educação nutricional, em encontro institucional na terça-feira, 25, na sede da Instituição de Ensino Superior (IES).
A parceria contará com estrutura e as políticas da IES para fortalecer o projeto. O coordenador acadêmico Ivo Lavor destacou o enorme potencial do plano, podendo integrar à extensão, à pesquisa e a outras frentes pedagógicas da IES.
A curto prazo, definiu-se que o grupo participará do Programa Centro-Sul em Debate, em fevereiro do corrente ano. A longo prazo, pretende-se escrever um livro, na tônica de eternizar e fortalecer mais ainda o traçado. “São essas iniciativas críticas e insurgentes que dão consistência à crença de que a universidade deve estar mais próxima da sociedade. Além do mais, insta-se afirmar que sempre existe a possibilidade de superação nessa proposta de intervir e fazer o social”, disse Ivo.
Projeto
O grupo de mulheres desenvolve suas atividades desde de 2020. Elas propagam e alcançam muitas mulheres, com o intuito de transformar e alcançar mudanças de hábitos alimentares. “Criamos esse projeto com outras cinco amigas, especialmente para quem tem muitas dúvidas corriqueiras sobre quantidade de comida no prato, e demais que surgem no processo de emagrecimento e que não te deixam sair do lugar”, disse Carina Uchoa, estudante de Nutrição e idealizadora do projeto.
A visibilidade das redes sociais tornou a ação conhecida, sem falar dos resultados que várias mulheres apresentaram, como emagrecimento e engajamento ao projeto.
Conforme Sandra Belchior, diretora da IES, a instituição estabelece constantes parcerias em atuações assertivas, positivas e eficazes. “Na sociedade, existem frentes que objetivam a geração de soluções por meio de metodologias, ações e práticas e são contextos diversificados, em que cabe o apoio dos conhecimentos produzidos pela academia, ao passo que, também, já são, por natureza, cenários expoentes de possibilidades, como trocas de experiências e outras produções humanas”, disse.
A UniFIC ainda conforme a diretora elabora um outro código de sociabilidade, civilidade e de relação com o público, na região Centro-Sul do Estado do Ceará. “Sejam empresas, ONGs, igrejas e outros ajuntamentos sociais, cabem à interface da universidade, seja para se afirmarem no que já realizam, seja para contribuírem para própria universidade nesse caminho de aproximá-la da sociedade”, afirmou.
Também participaram as coordenadoras Maria Alanna Carvalho Lima (da saúde) e Maylla de Oliveira Lima (dos estágios). Foi destaque ainda a presença da Rose Morais, ex-vocalista da Banda Forró Real, consultora de imagem e estilo, da cidade do Crato, Ceará.
0 comentários