Em meio à Operação Integração, foi apresentado pelas forças de segurança de Iguatu o balanço do mês de janeiro referente aos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI). A cidade e a região composta por outros dez municípios tiveram uma redução de 70% dos crimes em se comparado a igual período de 2021.
Os CVLIs englobam os casos que se enquadram como homicídio doloso/feminicídio, lesão corporal seguida de morte e latrocínio. Durante os 31 dias do mês, Iguatu registrou a redução de 60% nas mortes provocadas por crimes violentos, indo de 8 mortes, no mesmo período de 2021, para 2, em 2022. Na Região Centro-Sul, na área de atuação do 10º Batalhão de Polícia Militar, a diminuição foi de 13 mortes para 4 neste ano, perfazendo 71%.
O delegado de Iguatu, Wesley Alves, destacou as estratégias e medidas adotadas pela Segurança Pública cearense para melhorar os índices. “Começamos o ano de 2022 com uma boa notícia: seguimos com a redução de homicídios. Desde o ano passado, estamos focados em trabalhar para reduzir esses índices e temos conseguido esse recuo. Tudo isso é fruto de uma série de capturas qualificadas e ações ostensivas realizadas pelas Polícias Civil e Militar amparadas em ações de inteligência que aumentam a efetividade dos trabalhos”, avaliou.
O tenente-coronel Giovani Sobreira, comandante do batalhão, ressaltou que a meta é a continuidade na manutenção dos indicadores para os outros meses do ano. “O resultado desse trabalho tem nos mostrado que estamos no caminho certo. Ainda temos muito o que avançar, mas continuaremos trabalhando para reduzir ainda mais os índices e, dessa forma, melhorar a sensação de segurança da população de bem”, disse.
Ceará e Iguatu
O Ceará apresentou retração de 18% em janeiro de 2022 em comparação ao mesmo período do ano passado, indo de 306 crimes para 251. O resultado positivo vem após os doze meses de 2021, que registraram uma redução também de 18% em comparação ao ano anterior, indo de 4.039 para 3.299.
Iguatu terminou o ano de 2021 com 25 crimes. O montante representa um aumento de 14% na comparação com 2020, quando 22 assassinatos foram registrados. Mesmo em alta, o número ainda é menor da média histórica registrada na cidade. O ano mais violento em Iguatu foi em 2017, quando ocorreram 40 mortes.
Operação Integração
A Polícia Civil, Polícia Militar, RAIO, COTAR, Corpo de Bombeiros e CIOPAER deflagraram a “Operação Integração”, nesta quarta-feira, 02, destinada a intensificar as rondas e abordagens nos bairros mais críticos da cidade de Iguatu. A ação contou com o apoio aéreo da aeronave do CIOPAER que realizou um sobrevoo nos bairros Vila Neuma, Vila Moura, Jardim Oásis, João Paulo II, Cohabs, Santo Antônio e Centro. “De forma conjunta viaturas das polícias realizaram rondas e abordagens nas ruas da cidade. A ação visa coibir a ocorrência de assaltos, homicídios e o tráfico de drogas na cidade. A ideia é que as forças de segurança realizem de forma periódica as operações com a finalidade de combater a criminalidade”, acrescentou Wesley Alves.
0 comentários