Os trabalhos do legislativo de Iguatu retornaram nesta semana com duas sessões. A presidente da Câmara Municipal, Eliane Braz (PSD), reforçou o papel dos parlamentares na proposição de projetos para a cidade, inclusive durante o recesso, e defendeu diálogo entre o parlamento e o Poder Executivo Municipal. A vereadora pediu o compromisso dos parlamentares com as atividades legislativas durante o ano eleitoral.
O discurso ocorreu durante sessão solene que marcou a abertura dos trabalhos legislativos em 2022. De acordo com a presidente, o trabalho dos vereadores ocorre independentemente da realização das sessões legislativas e afirmou que, em janeiro, mês de recesso na casa legislativa, os parlamentares protocolaram centenas de projetos que serão encaminhadas para discussão e apreciação em plenário. “Durante o recesso, o trabalho acaba sendo bem mais intenso, pois temos mais tempo disponível para estar nas comunidades e conversar com o povo da cidade”, disse.
A volta foi marcada pela ausência do prefeito Ednaldo Lavor (PSD). Como manda a tradição é comum a ida do chefe do executivo acompanhar cada retomada de trabalho no legislativo. Sua mensagem foi lida pela mesa diretora ressaltando a força do legislativo e o desejo de boa relação. A sessão foi marcada ainda pela retomada do assento do vereador Diego Felipe (PHS). Ele retorna ao posto, do suplente Breno Teixeira, após ter cumprido uma temporada como secretário dos transportes de Iguatu.
Projetos
Começou a tramitar na câmara iguatuense o projeto de lei que prevê reajuste do salário dos servidores da casa. É prevista ainda que a criação de mais um cargo no funcionalismo. Aprovada em primeira votação na quinta-feira, 03, de autoria do vereador Rubenildo Cadeira (Republicanos) a regulamentação de uma lei federal, condicionado aos surdos o direito à linguagem de Libras nas salas de aula.
Foi apresentado o projeto de lei do vereador Sávio Sobreira (PDT) que assegura a preservação da Capela de São José localizada nas dependências da Faculdade São Francisco do Ceará (FASC), antigo Colégio São José. O projeto ainda não tem cronograma para sua votação.
0 comentários