Camilo Santana convida ex-governadores para solenidade de ampliação do porto do Pecém

12/02/2022

 

Rogério Gomes

Correspondente em Fortaleza

 

O governador Camilo Santana (PT) reuniu ex-governadores do Ceará na solenidade de ampliação da capacidade operacional do porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, na quinta-feira, dia 10 de fevereiro. Estiveram presentes no evento o senador e ex-governador Tasso Jereissati (PSDB), o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes (PDT) e o senador e ex-governador Cid Gomes (PDT). Os três foram homenageados pelos seus esforços na expansão do Complexo Portuário do Pecém.

A presença de Tasso, Cid e Ciro no evento demonstra uma disposição de Camilo Santana em passar uma imagem de unidade política de olho na sucessão estadual de outubro. No cenário de hoje, Camilo deve deixar o Governo do Estado em abril para concorrer ao Senado. A vice-governadora Izolda Cela assumiria o governo até o fim do ano.

O desafio da sucessão estadual passa pela indicação do candidato de situação para a disputa estadual. No PDT, estão no páreo o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, o deputado federal Mauro Filho e a própria vice-governadora Izolda Cela. Esta semana, o deputado estadual Zezinho Albuquerque, também do PDT, apresentou o nome para ser o candidato, nem que tenha de deixar o partido. Há uma ala minoritária no PT que também defende que o partido encabece a chapa.

O senador Cid Gomes disse que a escolha do nome para concorrer na aliança PDT/PT passará pelo crivo dos partidos aliados e também pela boa aceitação nas pesquisas eleitorais.

Na solenidade, os ex-governadores Tasso Jereissati, Ciro Gomes e Cid Gomes foram homenageados e trocaram elogios mútuos pelo desempenho de cada um à frente do Governo do Ceará. Tasso e os Ferreira Gomes se mostram mais próximos politicamente e podem caminhar juntos na sucessão de Camilo Santana.

Ampliação do porto

O porto do Pecém agora conta um novo portão de acesso, uma nova ponte para os píeres, além de novo berço de atracação. Para isso, o Governo do Ceará investiu cerca de R$ 772,8 milhões nas obras.

O porto integra Complexo Industrial e Portuário do Pecém, um empreendimento conjunto formado pelo Governo do Ceará e pelo Porto de Roterdã, o maior da Europa. O CIPP é composto ainda por área industrial e ZPE.

Em 2021, o terminal portuário cearense superou, pela primeira vez na sua história, a marca de 20 milhões de toneladas movimentadas. Ao todo, entre janeiro e dezembro do ano passado, mais de 22,41 mil toneladas passaram pelo terminal portuário cearense, um crescimento de 40,7% em relação ao mesmo período de 2020, o que representou um recorde absoluto para o setor portuário cearense.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *