Em caso de emergência de saúde, moradores de Iguatu já podem contar com reforço no atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Nesta sexta-feira, 18, uma nova ambulância tipo UTI foi entregue. O veículo conta com todos os equipamentos para suporte à vida mesmo para os casos mais graves. A entrega ocorreu no pátio da sede da Prefeitura de Iguatu. A cidade só possuía um veículo.
A cidade possuía uma frota de três veículos, mas até o final do ano passado um único veículo prestava o serviço. Conforme o deputado Marcos Sobreira (PDT), a demanda dos veículos foi sobrecarregada em meio ao período da pandemia. “A vida útil de uma ambulância é de quatro anos. Nossa luta é para que ocorra a renovação da frota ainda mais em tempos de Covid-19”, disse.
É previsto ainda para a próxima semana que os profissionais tenham um novo ponto base em Iguatu. O atual local foi alvo de críticas pela estrutura limitada. Os municípios são responsáveis por disponibilizar as bases e garantir a manutenção do local. Já ao Estado cabe contratar profissionais de saúde e garantir a manutenção dos veículos de socorro. “Estamos articulando para que a transferência de local ocorra com maior brevidade”, afirmou Ednaldo Lavor (PSD), prefeito de Iguatu.
Desde 2014 que a regional do SAMU Iguatu atende à população por meio de serviço 24 horas, de domingo a domingo, e até nos feriados. O sistema conta com assistência de equipes multiprofissionais de saúde, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores. Os profissionais são preparados pelo SAMU 192 Ceará, da Secretaria da Saúde do Estado, também responsável pelo pagamento dos salários de todos os profissionais e pela gestão do serviço.
“Eu encaro o SAMU como uma extensão da porta do hospital. Quando o cidadão nos pede socorro, nós levamos o hospital até ele com profissionais extremamente capacitados para um atendimento rápido e de qualidade”, enfatizou Fernando Fernandes, secretário de Saúde de Iguatu.
Saiba mais
O SAMU presta socorro em qualquer lugar, em residências, locais de trabalho e vias públicas. Basta ligar para o 192. A ligação é gratuita. Quando o SAMU recebe a ligação, um médico regulador faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações que podem ser tomadas, como a prestação dos primeiros socorros ou a imobilização da vítima, dependendo da gravidade do caso.
Em casos graves, o paciente é transferido de uma ambulância com UTI. O médico comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos ou UPAs e assim garante atendimento rápido, com menos riscos de sequelas e redução de óbitos graças ao socorro precoce.
0 comentários