Juventude rural mobilizada durante Festival Juventudes em Ação

19/03/2022

O Projeto Juventudes em Ação – PJA reuniu cerca de duzentos jovens e parceiros durante o Festival das Juventudes. O evento realizado em Palestina, zona Rural de Orós, contou com protagonistas jovens rurais atendidos pelo PJA, de cinco municípios cearenses: Acopiara, Orós, Assaré, Antonina e Tarrafas. Recitais poéticos, danças, musicalidade, exibição de curtas-metragens e apresentação teatral, entre outras atividades integram a vasta programação, além de um momento especial com a presença do cantor, compositor e poeta Zé Vicente, que apresentou suas canções, poesias, reflexões e ensinamentos.

Ainda durante o encontro, o tema “Juventudes rurais – desafios e oportunidades pós-pandemia” foi amplamente discutido em um debate com a participação de jovens integrantes de Organizações Não Governamentais, da ONG Realeza Nordestina, de Santarém, Projeto Paulo Freire e da Fetraece. O encerramento foi marcado por uma palestra motivacional com foco no “Trabalho e Juventudes: e aí, qual vai ser?”, ministrada por um representante do SENAC.

Com o objetivo de facilitar a execução do grupo Jovens Conectados a Tecnologia, de Assaré, a turma foi contemplada com um computador completo e impressora, doado pelo Projeto Juventudes em Ação. O protagonismo juvenil rural, troca de experiências, encontro de grupos e avaliação das ações realizadas resumem a solenidade que aconteceu no ginásio Manfredo Ferreira de Lima, na comunidade de Palestina.

Perspectivas e ações

“O Festival das Juventudes marcou o encerramento do Projeto Juventudes em Ação desenvolvido pelo Instituto Elo Amigo, em parceria com a SDA, IICA, FIIDA, Projeto Paulo Freire, e um conjunto de parceiros locais dos municípios que foram inseridos nessa atividade. Então, foi um momento de reunião de mais de 150 jovens de 16 grupos de jovens inseridos no projeto. Foi muito marcante. Debate tendo como foco a juventude, seu papel, sobre a importância de políticas, seus programas que apoiam e fomentam suas atividades em suas comunidades. Tivemos uma rica programação e também contamos com a apresentação dos resultados desses grupos que foram inseridos nessa ação e que compartilharam o que conseguiram desenvolver em suas comunidades durante a participação do PJA. Foi um momento de compartilhamento de ideias, de experiências, de debates, de trazer à tona a riqueza artístico-cultural da nossa região, além de pensar perspectivas de novas ações que possam dar continuidade e apoiar esses grupos de jovens com muito compromisso, muita dedicação tem feito em suas comunidades. Foi muito positivo o encontro da importância que foi esse encontro para todos os envolvidos no projeto”, pontuou Marcos Jacinto, coordenador Executivo do Instituto Elo Amigo, sediado em Iguatu.

O evento contou também com a presença de autoridades locais, estaduais, representantes de instituições sociais, parlamentares e entidades parceiras. A ação foi coordenada pelo Instituto Elo Amigo, em parceria com Instituto Interamericano da Cooperação para a Agricultura, IICA, e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, FIDA, Projeto Paulo Freire e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado e parceiros municipais.

 

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *