Moradores da localidade do Distrito Baú e de sítios vizinhos, na zona rural de Iguatu, em mais um ano de período invernoso, lamentam a precariedade em que se encontra o trecho da rodovia CE-282, que liga a cidade a várias comunidades rurais. A via é de pavimentação primária (terra) e quando chove há trechos intransitáveis com buracos, lama e atoleiros.
Desde o início da quadra invernosa que a estrada está esburacada, dificultando o tráfego de veículos, que é intenso. Os motoristas e motociclistas enfrentam obstáculos. Na quinta-feira, 23, dois ônibus que faziam o deslocamento de funcionários de uma indústria calçadista e de alunos da rede de ensino ficaram atolados. Ao longo do período invernoso diversos veículos já ficaram pelo caminho. “A realidade é essa. Há um mês que meu carro não sai da garagem. Só venho para a cidade de moto”, contou Mateus Douglas, morador da região.
A população exige a implantação de pavimentação em asfalto até a localidade de Canafístula, na zona rural do município de Jucás, que compreende uma extensão de 25km. O Presidente da Federação das Entidades Comunitárias do Município de Iguatu (Fecic), Carlos Gomes destaca que o problema é recorrente nos últimos 15 anos. “Já fizemos carreatas, interditamos a via, para chamar a atenção das autoridades”, relembrou.
São centenas de famílias que moram na região de Baú (Mina, Água Fria, Muriçoca, Baixio dos Ferreiras, Catolé) que utilizam a estrada para acesso a Iguatu. Muitos moram nas localidades rurais, mas trabalham e têm filhos que estudam na sede do município. Outros vêm à cidade em busca de atendimento médico, fazer compras e resolver outros problemas do dia a dia. “A verdade é que estamos cansados de tantas promessas. Eu só acredito quando vir a pista pronta”, afirmou Alex Duarte.
Resposta
Como medida paliativa, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) afirma que tem feito constantes adições de materiais para recuperar a via. No início do mês de março, o Governo do Estado anunciou a ampliação da malha rodoviária incluindo parte do trecho na nova etapa do programa Ceará de Ponta a Ponta, mas ainda sem previsão de início.
0 comentários