Entrevista – Luiz Gastão Bittencourt, Presidente Sistema Fecomércio

“Nossa proposta tem como base o reconhecimento da importância da base sindical na sustentabilidade do Sistema Comércio e no apoio as demandas empresariais de cada segmento”.

02/04/2022

No próximo dia 05 de abril, a Fecomércio/CE- Federação do Comércio do Estado do Ceará passa pelo processo de eleição para novo conselho diretor. Para acompanhar o processo, a Justiça determinou a formação de uma Comissão Eleitoral com representantes de ambas as chapas que concorrem ao pleito. A eleição será disputada por duas chapas. O atual presidente Luiz Gastão Bittencourt e o vice-presidente da entidade Maurício Filizola. Um dos postulantes à eleição, Luiz Gastão Bittencourt fala sobre o processo eleitoral e quais as expectativas de um possível novo mandato, nesta entrevista para os leitores do A Praça

A Praça – Como foi construída a proposta de sua candidatura para concorrer ao 6º mandato à frente da Fecomércio?

Luiz Gastão – A proposta da nossa candidatura foi sendo construída ouvindo os sindicatos patronais especialmente os que representam os pequenos e médios setores do comércio. O sistema sindical passa por um momento frágil em todo país, e é preciso que as federações, como a Fecomércio, possam contribuir com o fortalecimento da representatividade e a defesa do comércio. Nossa proposta tem como base o reconhecimento da importância da base sindical na sustentabilidade do Sistema Comércio e no apoio as demandas empresariais de cada segmento.

A Praça – Nos cinco mandatos do senhor à frente da entidade, quais as realizações mais importantes que o senhor destacaria aqui?

Luiz Gastão – Podemos destacar a capilaridade das ações e a interiorização da gestão com atividades do Sesc e Senac beneficiando os cearenses em todos os municípios. Além da criação de projetos que são destaques no âmbito nacional, como Mostra Sesc Cariri de Culturas, um dos maiores eventos de interiorização e intercâmbio cultural, Povos do Mar, projeto que tem como objetivo reconhecer as tradições, os saberes dos povos originários na faixa litorânea do Ceará, a implantação do Cartão do Empresário, um projeto pioneiro que aproximou ainda mais os empresários do Sistema Fecomércio, a partir do acesso aos serviços e benefícios da instituição. Outro destaque foi o pioneirismo na integração dos nossos braços sociais, Sesc e Senac, como forma de atuar de forma complementar nas ações de promoção do bem-estar social e na formação, a partir da educação profissional.

A Praça – A força da prestação de serviços do sistema Fecomércio, hoje, se concentra na capital ou no interior?

Luiz Gastão – Logo no nosso retorno a gestão do Sistema Fecomércio, voltamos a focar e a fortalecer a interiorização e a capilaridade das ações. Com o Sesc, conseguimos chegar a todos 184 municípios com até 3 ações em 2021. Com o Senac retomamos os atendimentos no interior e crescemos 50%. Compreendemos que o Sistema Fecomércio representa todas as empresas do comércio de bens, serviços e turismo do estado do Ceará. Dessa forma, os nossos serviços estão sendo fortalecidos tanto na Capital quanto no Interior, seja por meio de ações diretas ou em parceria com os governos municipais. Nossos braços sociais estão cada vez mais prontos para alcançar todo o Ceará.

A Praça – O que o senhor achou da decisão da Justiça cearense em determinar a formação da Comissão Eleitoral para acompanhar a eleição?

Luiz Gastão – Recebemos com muita tranquilidade, principalmente por ter sido confirmado que todo processo eleitoral da Federação estava seguindo todos os trâmites da instituição. Importante esclarecer que a formação de uma comissão especial para acompanhamento eleitoral foi aceita em audiência conciliatória. Os dois grupos que concorrem nesta eleição, aceitaram a Comissão, em comum acordo. Da nossa parte, sempre tivemos a certeza da lisura do processo eleitoral, e seguimos confiantes. A decisão da maioria dos sindicatos com certeza, será a melhor para o Sistema Fecomércio.

A Praça – A Fecomércio perdeu recursos nos dois anos da pandemia? Que estratégia o senhor pretende usar para manter os serviços com o padrão de qualidade da Fecomércio e incrementar a agenda de atividades?

Luiz Gastão – A pandemia foi um desafio, principalmente para o comércio que teve suas portas fechadas, e ainda precisou investir para atender aos protocolos sanitários. A Federação do Comércio, enquanto instituição representativa, é mantida por contribuições (assistencial e sindical) e pelos serviços que oferta como forma de garantir sua sustentabilidade. Nesses últimos anos, assim como todas as empresas do comércio, sofremos com as consequências econômicas da crise sanitária. No entanto, acreditamos que estamos vivendo um período de retomada. Da nossa parte, seguiremos firmes no propósito de representar e defender esse segmento tão importante para a geração de emprego e renda, o comércio.

Opinião

“Em relação à eleição da nova diretoria da Fecomércio, nossa federação, quero aqui afirmar e confirmar mais uma vez que o Sindilojas de Iguatu está com o presidente Luiz Gastão, e o porquê de estar? Porque Luiz Gastão tem feito tudo para o bem-estar da Federação, para o comércio, a sociedade, enfim, tem contribuído para o crescimento da Fecomércio, todo comércio, todo sindicalismo, e todos os sindicatos que estão filiados à federação. Quero afirmar, que não só em Iguatu, como no interior, que estão com Gastão, mas sim, todos os sindicatos do interior que estão filiados á federação estão com Gastão. Lembrar também que durante todo este período, que estamos no comércio, no Sindilojas, fazendo parte da Fecomércio, acompanho atentamente o trabalho do presidente Luiz Gastão, junto à Federação. A preocupação que ele tem, com o crescimento e desenvolvimento do comércio de bens, serviços e turismo, de nossa região. Ele sempre esteve lado a lado, apoiando os sindicatos do interior, e em Iguatu, ele sempre esteve presente, sempre nos ajudou no nosso sindicato, apoiando em todo tempo que fosse preciso. Então, é um trabalho que a gente vem acompanhando, pelo crescimento, através da Federação, Sesc, Senac, através de suas ações, que a gente vê, que estão sendo realizadas através do Sesc e do Senac. Então, é uma gestão de crescimento, de brilhantismo, então estes são os motivos que nos levam, eu Tadeu e o Sindilojas de Iguatu, estamos apoiando o presidente Luiz Gastão.”

Carlos Tadeu Rodrigues Rolim

Ex-presidente do Sindilojas Iguatu

“Próximo dia 05/04/2022, teremos a eleição da Federação do Comércio-Ce, na qual teremos a chapa da situação, encabeçada pelo seu atual presidente, senhor Luís Gastão Bitencourt, da qual honradamente faço parte como um dos vice-presidente. Como presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Iguatu, e Delegado junto ao Conselho representante, votarei no atual presidente, pela sua representatividade da classe do comércio de bens e serviços, e pelo seu brilhante trabalho à frente do SESC/SENAC, entidades que fazem parte do sistema. Assim como pela gratidão pelos seus feitos em Iguatu e Região Centro-Sul e principalmente pela minha lealdade a esse grande ser humano. Na cátedra”.

Giovanni de Oliveira

Vice-Presidente, membro do Conselho da Fecomércio e Conselheiro do SESC

MAIS Notícias
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde

Cumprindo o que prometeu durante a campanha, o prefeito eleito Roberto Filho anunciou ontem, dia 15 de novembro de 2024, um nome técnico técnico para a Secretaria de Saúde do município de Iguatu. Trata-se do médico anestesiologista, também especialista em gestão...

Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu
Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu

O iguatuense Alyson Alves de Araújo conquistou o 1º lugar em duas categorias absoluto no Fortaleza Spring International Open de Jiu-Jitsu. O evento reuniu atletas de todo o país. Alyson Macaco levou o nome de Iguatu ao pódio com muita garra e dedicação. Nascido e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *