Transporte escolar municipal gera novas reclamações de pais na zona rural

09/04/2022

Pais de crianças que utilizam o transporte escolar do município, na zona rural de Iguatu, procuraram novamente o jornal A Praça para reclamar de falhas no funcionamento do sistema, o que, segundo eles, está prejudicando as crianças. De acordo com pais de alunos da rota que compreende as comunidades de Riacho Vermelho, Morada Nova e Recreio, os problemas reclamados dos veículos com falhas mecânicas ainda estão sem solução.

O jornal A Praça já havia publicado matéria sobre o assunto há cerca de duas semanas. Na matéria anterior foi publicado o relato de pais de alunos afirmando que o ônibus que transporta os estudantes estaria com problemas nos pneus e com vazamento de óleo. Na época a Secretaria de Educação do município enviou nota para o jornal informando que o assunto já era do conhecimento da pasta e que o proprietário do veículo já havia sido acionado para tomar providências com a manutenção do veículo, mas nesta semana os pais voltaram a falar com o jornal e afirmaram que nada foi feito. Os pais estão aflitos com a situação porque temem pela segurança dos filhos.

Daniele Gomes, 33, mãe de três filhos que usam o transporte afirmou que fica aflita cada vez que os filhos vão embarcar no transporte. “A gente não sossega enquanto eles não chegam. Aqui todo mundo sabe que esse ônibus está com problemas de pneus e vazando óleo, mas não foi feito nada”, frisou.

 

Região de Alencar

Nesta semana também, além do problema recorrente de Riacho Vermelho, Recreio e Morada Nova, pais de crianças da localidade de Aceno, região do distrito de Alencar, e do sítio Grossos, também procuraram a imprensa para reclamar de transporte escolar.

No sítio Grossos, segundo denúncia de uma mãe, o problema são as estradas da região que não oferecem a menor condição de tráfego. Segundo a denúncia, algumas crianças que residem em locais mais distantes estão deixando de frequentar a escola por causa da falta do transporte. Esses estudantes não estão embarcando porque o ônibus não vai até a localidade deles, uma vez que existem locais da estrada muito danificados e não permitem a passagem do transporte por causa dos atoleiros. Na localidade de Aceno, além do problema das estradas danificadas, o veículo que transporta os estudantes está quebrado e há duas semanas na oficina.

Na localidade de Aceno, o problema são as péssimas condições das estradas. Isto estaria impedindo alguns estudantes de chegarem até as escolas. Um dos trechos de estrada está com vários atoleiros abertos e oferecem riscos de acidentes.

Nota da Secretaria da Educação

A reportagem procurou a Secretaria de Educação do município para responder as reclamações. Através de nota, a secretária de Educação, Marluce Toquarto, informou que “A Secretaria de Educação, Cultura e Ensino Superior vem a público informar a toda comunidade, pais e responsáveis pelos alunos do ensino público municipal dos Sítios Recreio, Riacho Vermelho e Morada Nova, que o proprietário do ônibus utilizado na realização da rota do transporte escolar das referidas localidades já foi notificado, solicitando que realize a substituição do veículo em situação precária por outro que atenda as condições mínimas de circulação e aos princípios que regem a Administração Pública, ressaltando o cumprimento do prazo legal imposto, sob pena de rescisão contratual. Ainda se tratando do transporte escolar municipal, no tocante as reclamações envolvendo a rota realizada na comunidade do Sítio Aceno, no Distrito do Alencar, informamos que já foram empreendidas as devidas articulações com a secretaria responsável em prol de solucionar o problema na estrada de ligação entre as comunidades e o Distrito, ocasionado pelas fortes chuvas da quadra invernosa, que nesse ano de 2022 registrou-se precipitações acima da média histórica da nossa região. De antemão, como observou-se nos últimos dias uma pausa nas chuvas, já houve o início à recuperação da estrada, que estará sendo solucionado até amanhã, sábado (09/04), para que na próxima segunda-feira a referida rota retorne a sua normalidade”.

MAIS Notícias
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde

Cumprindo o que prometeu durante a campanha, o prefeito eleito Roberto Filho anunciou ontem, dia 15 de novembro de 2024, um nome técnico técnico para a Secretaria de Saúde do município de Iguatu. Trata-se do médico anestesiologista, também especialista em gestão...

Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu
Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu

O iguatuense Alyson Alves de Araújo conquistou o 1º lugar em duas categorias absoluto no Fortaleza Spring International Open de Jiu-Jitsu. O evento reuniu atletas de todo o país. Alyson Macaco levou o nome de Iguatu ao pódio com muita garra e dedicação. Nascido e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *