Com centenas de inscrições e 164 mil reais em prêmios, foi iniciada, na quarta-feira, 27, a 10ª Vaquejada dos Amigos, no Parque de Eventos Márcio Nogueira no bairro Altiplano em Iguatu. Como uma das maiores e mais tradicionais pegas de boi do Nordeste, o evento reúne os principais vaqueiros do Brasil até domingo, 01, com corridas nos três turnos.
Neste ano, a competição está dividida nas categorias: profissional, aspirante, amador e feminino. À noite, muito forró anima o público com apresentações de aristas locais. A programação segue nos próximos três dias, com entrada gratuita.
Cavalos, público e caminhões dividem espaço com dezenas de barraquinhas de comida dentro e fora do Parque de Eventos. A vaquejada sempre aquece o comércio informal e atrai vendedores de vários lugares do Nordeste. No ano passado o evento foi cancelado na véspera de sua abertura pela promotoria de justiça local devido ao contexto de pandemia da COVID-19.
Custo alto
Uma competição como esta mobiliza uma grande equipe por trás de quem monta o cavalo e derruba o boi na pista. Além disso, tem as senhas, que são as inscrições para a competição. Na categoria profissional, por exemplo, a primeira senha custa R$ 2mil, que premia com R$ 20 mil o primeiro colocado. Ainda há gasto com combustível do caminhão e com a feira para alimentar vaqueiro, bate esteira e tratador.
Nestes três primeiros dias, os competidores têm que derrubar o boi quatro vezes para “bater a senha” e, no domingo, disputar o título. Por ser uma fase preliminar, o público ainda é tímido. Nas redes sociais o evento é transmito por todo o Brasil.
0 comentários