“Juntos salvamos vidas”. Esse é o tema deste ano da campanha nacional de prevenção a acidentes e mortes no trânsito, realizada pelo Movimento Maio Amarelo, que nasceu há nove anos com uma só proposta: “Chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo”.
De acordo com o Movimento, o objetivo da ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil é colocar sempre em discussão o tema da segurança viária e mobilizar a sociedade, com a participação de diversos segmentos desde órgãos governamentais, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir e se engajar efetivamente com ações e propagar o conhecimento e amplitude que a questão do trânsito exige.
Em Iguatu, uma solenidade realizada na quinta-feira, 05, na sede da Secretaria de Trânsito, onde funciona o Departamento Municipal de Trânsito – Demutran, reuniu autoridades ligados aos órgãos estadual e municipal de trânsito, representantes políticos, estudantes da rede municipal de ensino e convidados. Dentro da programação, aconteceram apresentações educativas encenadas por estudantes com a temática da campanha. Durante o encontro, foram explanadas falas sobre a importância dos cuidados e deveres que todos devem ter no trânsito.
O secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Rafael Gadelha, reforçou em sua fala as ações da pasta, principalmente através do Demutran que busca intensificar junto a sociedade um trânsito mais seguro para todos. Ainda segundo o gestor, campanhas educativas voltadas ao trânsito servem de alerta para todos desde o pedestre aos condutores de veículos.
A secretaria conta também com uma Escola Municipal de Trânsito, que está aberta para sociedade e tem como um dos objetivos iniciar a formação dos futuros condutores de veículos. O espaço funciona dentro de uma área verde, cercada de árvores nativas, conta com área de convivência com brincadeira, jogos educativos, além de uma minicidade, sala de aula, biblioteca especializada em trânsito e meio ambiente, maquete da cidade, além de distribuição de material educativo.
Alerta
“São ações que ajudam a reforçar a campanha Maio Amarelo, que é dedicada à conscientização e prevenção às mortes e acidentes causados no trânsito. Infelizmente, muitas pessoas, condutoras de veículos não se preocupam com isso. Dessa forma, não adianta os órgãos de trânsito fazerem os trabalhos de fiscalização e orientação, se não se tem essa parceria. A campanha vem acender esse alerta na população. Mais um objetivo de conscientizar as pessoas para um trânsito mais seguro, humano e responsável. Juntos podemos salvar vidas, como diz o tema”, ressaltou Jackson Barbosa, diretor de Trânsito do Demutran, afirmando que somente neste ano Iguatu já registra sete mortes em decorrência de acidentes de trânsito, além do grande número de acidentes registrados quase que diariamente.
A edição deste ano da campanha traz personagens reais para alertar sobre a importância de seguir as regras. Estão previstas palestras, reuniões, blitze educativas, e tantas outras ações voltadas para reduzir as mortes e acidentes de trânsito.
0 comentários