A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) anunciou que as forças de segurança do estado vão realizar uma simulação de atendimento de ocorrência de roubo a uma instituição bancária em Iguatu. A ação tem início às 22 horas do dia 11 de maio e segue durante a madrugada do dia 12.
Serão integradas à ação equipes da Polícia Militar, da Polícia Civil e também da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Na área integrada de segurança (AIS 21), a instituição bancária selecionada foi a agência do Banco do Brasil, localizada na rua Deocleciano Bezerra, 778, Centro de Iguatu.
Para colocar em prática a simulação, ruas deverão ser fechadas e o trânsito parcialmente interditado. Todos os militares devem trabalhar com armas descarregadas, para garantir a segurança. Além disso, quem vai atuar como ‘assaltantes’ serão os próprios policiais.
O objetivo do treinamento inédito no estado, de acordo com o secretário executivo Samuel Elânio, é antecipar estratégias e verificar, por exemplo, possíveis locais de fuga e tempo de resposta. “A Secretaria de Segurança reforça a toda população que a iniciativa trata-se de um treinamento, visando o aprimoramento da polícia cearense no combate a esse tipo de crime”, disse.
2021
Os casos de roubos a instituições financeiras chegaram em 2021 ao patamar mais baixo já registrado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Conforme levantamento disponibilizado pelo Sindicato dos Bancários do Ceará, a última ação contra agências bancárias no estado ocorreu em 5 de setembro, em Cedro (Centro-Sul do Estado). Na ação, criminosos invadiram o estabelecimento e arrombaram os cofres das agências.
Outras ações registradas pelo Sindicato em 2021 ocorram em Piquet Carneiro (Sertão Central), em 6 de julho, quando um carro-forte foi explodido; e em Amontada (Vale do Curu), em 28 de maio, quando um grupo criminoso sitiou a cidade, disparando contra as forças policiais e explodindo os cofres da agência. Em 2022 nenhum ataque foi contabilizado.
Relembre
O último ataque a banco em Iguatu ocorreu no dia 05 de abril de 2001. O alvo da época foi a agência do Banco do Brasil. Para realizar o assalto, a quadrilha manteve como reféns quatro famílias de funcionários do banco, no início da noite anterior, entre elas a família do gerente. Dezesseis pessoas foram mantidas em cativeiro por 15 horas numa chácara a 20 km da sede do município. Quando a Polícia descobriu o esconderijo, os bandidos já haviam fugido. Na época, 30 homens atuaram no assalto. Para transportar todos os reféns, os bandidos utilizaram um furgão da loja de parabólicas do funcionário. Estima-se que na época R$ 750 mil foram tomados.
0 comentários