Dando continuidade as atividades e ações voltadas para a programação do Maio Amarelo, campanha de conscientização sobre acidentes de trânsito, estudantes da rede municipal de ensino participam de vasta programação desenvolvida pela Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, por meio do Departamento Municipal de Trânsito – Demutran em Iguatu, desde 05 de maio. “O tema da campanha deste ano fala em união, quando diz que “juntos salvamos vidas”.
“Dependemos justamente disso: que a sociedade organizada juntos com os órgãos de segurança e trânsito podemos ter um trânsito mais seguro, diminuindo os altos índices de acidentes em nosso município, infelizmente até mesmo com mortes. Não adianta os órgãos fazerem suas obrigações, se não tiver a contrapartida da sociedade”, ressaltou Jackson Barbosa, diretor de Trânsito do Demutran.
“Foi criada uma vasta programação e todos os dias estamos recebendo crianças das mais diversas escolas da rede municipal, jovens estudantes do ensino estadual e até mesmo federal, que estão participando dessas ações e atividades”, comentou Barbosa.
Equipes formadas por agentes e educadores do Demutran estão prontas para receber os visitantes para uma conversa sobre educação no trânsito. Além das ações internas, a programação conta blitze educativas que irão acontecer no decorrer do mês, em vários pontos da cidade. “Nossos agentes já ministraram palestras em várias escolas, em alguns órgãos. Essa programação vai se estender por todo esse mês”, disse.
Cuidados
As equipes de educação falam com os estudantes sobre as necessidades do uso dos equipamentos de segurança como cinto e capacetes, cuidados que os pais ou responsáveis em conduzi-los devem tomar, entre esses, respeito às sinalizações, não fazer o uso de bebidas alcoólicas e conduzir veículos, respeitar os limites de velocidade, entre outras cuidados que devem ser adotados no trânsito, tanto por condutores de veículos e pedestres.
Para o secretário de trânsito, Rafael Gadelha, essas ações que estão sendo desenvolvidas pelo Demutran, além de ensinar os estudantes acabam chegando até aos pais e responsáveis, incentivando a prática da boa conduta. “Eles serão logo mais futuros condutores. É importante que desde cedo eles aprendam todos esses cuidados diferenciando o que é certo e errado no trânsito”, ponderou Gadelha.
0 comentários