A Desaceleração da Inflação do Aluguel

21/05/2022

O período da pandemia, iniciada em março de 2020 e com maior gravidade até o final de 2021, foi decisivo para o aumento do IGPM, Índice Geral de Preços do Mercado, que é o principal índice de correção de aluguéis em todo o país. É importante destacar que esse índice é calculado pela Fundação Getúlio Vargas.

O IGPM é formado pelo IPA (Índice de Preços do Atacado) com 60% de participação na composição, 30% pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor) e 10% pelo INCC (índice Nacional de Custos de Construção).

Desta forma, grande parte do indicador é composto por commodities ligadas ao setor industrial, como minério de ferro, cobre e alumínio, e também do agronegócio, onde citamos por exemplo o milho, a soja e o trigo. O problema é que ocorreu uma grande desvalorização cambial, e esses produtos citados são cotados em dólar, o que elevou de forma significativa os seus preços e como consequência elevou o IGPM a patamares jamais visto no mercado imobiliário brasileiro.

Após atravessar o período mais grave da pandemia, o mercado de commodities está desaquecendo e os preços de vários produtos cotados em dólar começam a desacelerar, influenciando de forma direta no referido índice. Em meio à crise o IGPM chegou 35% o que fez muitas imobiliárias e locadores, realizarem acordos e aditivos em contratos de locações para que fosse mantido a relação contratual.

No último mês de abril do corrente ano o IGPM foi de 14,66%, onde se pode vislumbrar que o caminho para a normalidade vem ocorrendo aos poucos, embora a inflação em alta que impacta diretamente no IPC (Índice de Preços ao Consumidor), esteja prejudicando o retorno a percentuais existentes antes da pandemia.

Por fim, somente o retorno do comércio global a uma normalidade, além da diminuição da inflação em nosso país, poderão possibilitar uma retração do IGPM o que terá como resultado aluguéis com valores menores para os locatários.

Na próxima edição falaremos sobre a CESSÃO DE DIREITOS HEREDITÁRIOS de um imóvel!

Até breve!

MAIS Notícias
Altemar Dutra foi desonesto com Evaldo Gouveia?
Altemar Dutra foi desonesto com Evaldo Gouveia?

Pois bem! Vamos terminar a história que começamos na nossa coluna passada, há 15 dias. Uma semana depois, Evaldo Gouveia foi à gravadora Odeon e disse ao diretor que eles iriam ter, se quisessem, o maior cantor do Brasil. “Traga-o aqui, Evaldo”, respondeu o Milton...

Para onde caminha o mercado imobiliário em Iguatu
Para onde caminha o mercado imobiliário em Iguatu

Parte II   Nessa semana continuamos no mesmo assunto da coluna anterior, desta vez trazendo uma análise de um segmento, que já foi um dos principais investimento na cidade de Iguatu, que eram as salas comerciais para médicos, dentistas, psicólogos, entre outros...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *