InpEV recolhe embalagens de agrotóxicos

21/05/2022

 

O Programa de Recebimento de Embalagens vazias de defensivos agrícolas vem percorrendo municípios do interior cearense, através do o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – inpEV com o apoio de vários parceiros. Iguatu recebeu a ação nesta semana, quarta-feira, 18, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, no bairro Bugi.

Além do recolhimento das embalagens a ação consiste na conscientização e educação dos produtores rurais na retirada das embalagens vazias de agrotóxicos do campo, quando muitas vezes são descartadas de forma errada. “Eu vejo de maneira muito positiva, porque aqui as lojas não recolhem os vasilhames que a gente utiliza no campo. Então todo ano está acontecendo esse recebimento das embalagens. A gente guarda num local seguro, longe das pessoas, dos animais até o dia de fazer essa devolução. Fazemos isso com responsabilidades, sem agredir o meio ambiente. Apesar de ser só uma vez por ano, já é uma ação positiva que está sendo feita. Seria interessante até mesmo que viesse mais de uma vez por ano. Ou que aqui tivesse um local para receber essas embalagens”, contou o agricultor José Ricardo Bezerra.

O objetivo da ação itinerante é reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte ou queima das embalagens indevidamente. “Este ano, contamos com uma grande participação dos produtores, inclusive, tem até mesmo agricultores de outras cidades da região que trazem as embalagens vazias durante essa ação aqui. Isso é muito importante e mostra o quanto as pessoas estão se conscientizando da importância desse cuidado a mais com o meio ambiente”, destacou o secretário do Desenvolvimento Agrário, Venâncio Vieira, que acompanhou a ação.

De acordo ainda com o gestor, antes havia muitos relatos de perdas de animais por envenenamento, além da poluição de água, do solo. “Nossa preocupação é o descarte irregular das embalagens de agrotóxicos. Esse trabalho tem contribuído com a conscientização junto aos produtores rurais para que participem da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas”, disse Venâncio.

Legislação de agrotóxico

Não só embalagens, mas rótulos, tampas e caixas de papelão que embalam os vasilhames também devem ser recolhidos. Antes da entrega das embalagens, o agricultor deve realizar a tríplice lavagem dos vasilhames e sua inutilização.

O Recebimento Itinerante tem o objetivo de permitir que os agricultores cumpram a legislação de agrotóxico ao devolver suas embalagens vazias, lavadas e perfuradas. Neste sentido, o Sistema Campo Limpo (logística reversa no campo), contribui significativamente no processo de retorno destas embalagens. Em 2019, as devoluções de embalagens, através deste tipo de ação, totalizaram 52 toneladas. Mesmo durante a pandemia causada pela Covid 19, em 2020, o total recolhido foi de 40,6 toneladas de embalagens. Vale destacar que, em 2021, mesmo em um período de segunda onda da pandemia, o engajamento de todos os elos da cadeia agrícola foi fundamental para atingir a marca de 66,8 toneladas de embalagens de agrotóxicos devolvidas corretamente. Isso contribui significativamente com a redução da poluição e da geração de resíduos sólidos. A participação dos produtores ao longo destes dois anos foi significativa, dando destaque ao ano de 2021 com 929 produtores devolvendo suas embalagens, através destas ações conjuntas, número este aproximado ao ano de 2019, que foram de 1.052 produtores.

O sistema no estado do Ceará aumentou, contando hoje com três postos de recebimento de embalagens, nos municípios de Quixeré, Ubajara e Cariri. Segundo o inpEV, mesmo com a ampliação dos postos de recebimento, os Recebimentos Itinerantes têm se consolidado como uma ação estratégica, responsável por 25% do total de embalagens recebidas no Estado e atendem 70% dos cerca de mil agricultores que realizaram devoluções, exatamente por atingir os pequenos produtores.

Saiba mais

O Programa de Recebimento Itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos é realizado pelo inpEV, com apoio da Adagri, Semace, Ematerce, Ministério Público e Aprece. O sistema campo limpo reúne mais de 400 unidades de recebimento, entre centrais e postos, distribuídas em 25 estados e no distrito federal. O inpEV é uma entidade sem fins lucrativos voltada a promover, em todo o Brasil, a correta destinação das embalagens vazias de defensivos agrícolas. Em Iguatu, foram recolhidas 824 vasilhames e mais de 132 kg de papelão.

MAIS Notícias
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde

Cumprindo o que prometeu durante a campanha, o prefeito eleito Roberto Filho anunciou ontem, dia 15 de novembro de 2024, um nome técnico técnico para a Secretaria de Saúde do município de Iguatu. Trata-se do médico anestesiologista, também especialista em gestão...

Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu
Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu

O iguatuense Alyson Alves de Araújo conquistou o 1º lugar em duas categorias absoluto no Fortaleza Spring International Open de Jiu-Jitsu. O evento reuniu atletas de todo o país. Alyson Macaco levou o nome de Iguatu ao pódio com muita garra e dedicação. Nascido e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *