Moradores e usuários cobram pavimentação da estrada do Baú

21/05/2022

As péssimas condições da CE 282, trecho que liga a sede de Iguatu ao distrito do Baú, voltaram a ser motivo de reclamação por moradores daquela região e usuários que trafegam pela rodovia que é estadual. Sem pavimentação asfáltica, a situação tem piorado nesse período da quadra chuvosa.

“Por pouco um acidente não aconteceu com um ônibus que faz o transporte escolar dos alunos. Devido aos buracos, quebrou uma peça e o motorista perdeu o controle do carro. Meu filho que vinha nesse ônibus perdeu aula e os outros estudantes também. Essa não foi a primeira vez que eles perdem aula, muitas vezes o ônibus deixa de passar por conta que a gente não tem estrada. Essa é a verdade. Nem carro, nem moto. Basta uma chuvinha de 15, 20 mm pra gente ficar sem estrada. Se for em caso de emergência, morre um e não consegue chegar socorro, nem a gente consegue levar pra um hospital. Infelizmente, essa é a nossa realidade. Problema esse que não é de agora. Esperamos que um dia esse sonho antigo da minha madrinha Zenalda Nogueira saia do papel”, reclamou o agricultor Dedé Vieira, morador do sítio Baixio dos Ferreiras, que trafega diariamente pela estrada, revoltado com essa situação.

Riscos

Os relatos e reclamações são de muitos que passam pelo trecho. A estudante Luana Vieira, que anda de moto pela estrada, afirmou que o marido dela quase sofreu um acidente. “Por pouco ele não caiu. Conseguiu segurar a moto e ia caindo num buraco à noite. É um risco grande. A gente anda por aqui porque é o jeito. Correndo risco de todo jeito de cair ou ter tomado nosso transporte de assalto. Tanto faz ser dia ou noite, o risco é grande de todo jeito. Seria bom que as autoridades olhassem para cá e deixassem de tantas promessas”, desabafou.

Lenga-lenga

Há anos é divulgado que a estrada será pavimentada. “É uma lástima a gente estar mais uma vez falando dessa estrada do Distrito do Baú. Eu particularmente já perdi as esperanças. Essa estrada passou a ser um clamor não só dos usuários dela, mas da população iguatuense. Várias pessoas diariamente perguntam como está estrada. Em 2018 foi feito um projeto para asfaltar e na época os custos foram considerados altos pelo Governo do Estado. Esse projeto foi devolvido para baixar os custos, mas a gente sabe que de 2018 pra cá tudo subiu de preço. E mais uma vez, esses dias o projeto foi devolvido novamente para ser refeito para diminuir os custos novamente. Nós estamos revoltados com isso. Eu ando por estradas aqui no interior do Ceará, com 30km, 40km asfaltada, e aqui que são só 14km continua desse jeito. Eu como presidente da associação de moradores concordo e entendo a revolta dos moradores da nossa região. Essa estrada é altamente intransitável. É muito movimentada. Essa estrada começa no município de Icó, no distrito de Icozinho, passa por aqui ligando ao Inhamuns, vai até Ebrom, em Acopiara. Diante desse lenga-lenga, a gente já perdeu as esperanças.”, lamentou Mauro Nogueira, médico veterinário, morador e presidente da Associação de Moradores do Distrito de Baú.

De acordo com a Superintendência de Obras Públicas – SOP, há um projeto de pavimentação para esse trecho Iguatu/Baú, que se encontra em análise técnica.

 

MAIS Notícias
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde

Cumprindo o que prometeu durante a campanha, o prefeito eleito Roberto Filho anunciou ontem, dia 15 de novembro de 2024, um nome técnico técnico para a Secretaria de Saúde do município de Iguatu. Trata-se do médico anestesiologista, também especialista em gestão...

Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu
Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu

O iguatuense Alyson Alves de Araújo conquistou o 1º lugar em duas categorias absoluto no Fortaleza Spring International Open de Jiu-Jitsu. O evento reuniu atletas de todo o país. Alyson Macaco levou o nome de Iguatu ao pódio com muita garra e dedicação. Nascido e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *