O Instituto Elo Amigo foi a entidade executora na construção das duas primeiras cisternas de placa construídas com recursos exclusivos da campanha #TenhoSede promovida pela ASA – Articulação do Semiárido Brasileiro. A comunidade de Tabuleiro, zona rural de Orós, recebeu a tecnologia que deve ajudar as famílias beneficiadas a captar e armazenar água da chuva para o consumo humano.
A entrega das cisternas, realizada no último sábado (21/05), deu-se através de parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Comissão Municipal de Convivência com o Semiárido. O Elo Amigo cumpriu os ritos de licitação, compra do material, contratação dos profissionais e construção das cisternas dentro das normas da campanha que atende todo o Nordeste e norte de Minas Gerais.
As famílias da região de Tabuleiro receberam no mesmo dia a Formação de Gestão de Recursos Hídricos, passo importante para que as mesmas possam usufruir das cisternas da forma mais adequada, incluindo cuidados de manutenção e tipos de limpeza dos sistemas envolvidos.
Em clima de festa, Damiana da Silva e Valdeci Josino receberam a equipe com esperança nos olhos e reconhecimento aos que fizeram doações para a campanha. “Todo mundo sonha em ter um reservatório de água de qualidade em casa, e, graças a Deus, nós fomos iluminados com essa bênção de Deus, e só temos é agradecer. Agradecer os companheiros que fizeram e quem doou”, comentou Josino, um dos beneficiados com sentimento de extrema gratidão.
Damiana também não se cansa de agradecer o que intitula de ‘presente’. “Estou muito satisfeita em ter recebido essa cisterna, graças a Deus que foi muito bem-vinda, agradeço ao pessoal que enxergaram nosso setor, Deus que abençoe a todos. Graças a Deus vocês socorreram nós, que nós precisávamos muito, só Deus é quem paga vocês todos que nos ajudaram nós”, disse com uma expressão carregada de simplicidade e emoção do momento.
A campanha já é destaque nacional e conta apoio técnico de instituições, como o Instituto Elo Amigo – com sede na cidade de Iguatu, para identificarem e mobilizarem as localidades que necessitam de uma garantia hídrica. O objetivo da ASA é construir 1 milhão de cisternas com doações feitas por pessoas e instituições em prol desta causa social. O ato é simples e rápido, é possível destinar determinado valor na conta de água das pessoas que possuem abastecimento através da CAGECE, ou ainda acessar o site www.tenhosede.org.br.
Serviço
0 comentários