Simpósio sobre trânsito discute mobilidade urbana, segurança e saúde

28/05/2022

A Secretaria do Trânsito e Mobilidade Urbana de Iguatu realizou nesta semana o 2º Simpósio Municipal de Trânsito, Mobilidade Urbana, Segurança e Saúde. O evento aconteceu no Campus Humberto Teixeira e contou com a participação de agentes de trânsito mais 15 cidades cearenses.

O tema este ano foi de acordo com a Campanha Maio Amarelo, que aborda a temática: “Juntos salvamos vidas”, de acordo com secretário da pasta, Rafael Gadelha, o evento busca discutir e se torna em um espaço multissetorial, quando todas as ações abordadas fazem parte de trânsito. “A segurança nas ruas, no trânsito deve contar com o envolvimento e mobilização de toda a sociedade”, declarou. Pensamento também seguido pelo vice-prefeito Franklin Bezerra, que destacou o respeito e importância que a sociedade deve ter aos agentes de trânsito.

“Nós sabemos que hoje a violência no trânsito é alarmante. Mais de 11 mil mortes foram registradas ano passado. É importante essa discussão aqui, que deve ser levada para nosso dia a dia”, disse Franklin, ressaltando a importância do envolvimento de toda gestão municipal, além dos diversos segmentos, empresas, entidades de classe, associações, e sociedade civil organizada.

“Durante todo o mês de maio vimos a importância da integração entre os diversos setores da sociedade e da administração para que a gente possa ter um trânsito seguro, salvar vidas e se unir em ações educativas e preventivas. A educação é parceira dessa iniciativa e vimos como é importante as palestras que foram realizadas, as visitas que as crianças fizeram a sede do Demutran. Quando a gente consegue educar as crianças para a educação no trânsito, a gente está investindo em pessoas que realmente respeite o outro e que tenha mais tolerância na convivência dentro da mobilidade urbana”, disse Marluce Torquato, secretária da Educação.

Trânsito mais humano e seguro

O evento contou com a participação dos palestrantes, advogado e especialista em trânsito, Luís Carlos Paulino, da enfermeira Dágila Bandeira, do promotor de Justiça, Fábio Ottoni, engenheiro civil, Marcos Ageu e Patrick Reis, gerente do Núcleo de Formação e Capacitação da Escola de Trânsito do Detran Ceará. “O Maio Amarelo deve ser lembrado todos os dias. Infelizmente, todos os dias morrem pessoas vítimas de sinistros de trânsito. É importante esse tipo de ação, e mais importante ainda é que possam desenvolver políticas públicas, políticas sérias, desprovidas de quaisquer ingerências políticas a fim de que a nossa sociedade, o futuro da nossa sociedade possa descobrir um trânsito mais humano e seguro”, pontuou o gerente do Núcleo de Formação e Capacitação da Escola de Trânsito do Detran Ceará.

Durante o encontro, o intuito principal foi, além de discutir os temas levados por cada palestrante, a proteção da vida. “A defesa da vida será sempre o foco de qualquer ação de prevenção e segurança no trânsito, mas depende de cada um. Não adianta a gente fazer trabalho de fiscalização e orientação, se o cidadão não fizer sua parte. Porque juntos salvamos vidas”, complementou Jackson Barbosa, diretor de trânsito de Iguatu.

MAIS Notícias
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde

Cumprindo o que prometeu durante a campanha, o prefeito eleito Roberto Filho anunciou ontem, dia 15 de novembro de 2024, um nome técnico técnico para a Secretaria de Saúde do município de Iguatu. Trata-se do médico anestesiologista, também especialista em gestão...

Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu
Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu

O iguatuense Alyson Alves de Araújo conquistou o 1º lugar em duas categorias absoluto no Fortaleza Spring International Open de Jiu-Jitsu. O evento reuniu atletas de todo o país. Alyson Macaco levou o nome de Iguatu ao pódio com muita garra e dedicação. Nascido e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *