Audiência pública discute competitividade da caprinocultura da região

04/06/2022

O encontro, nesta quinta-feira, 02/06, no Campus Humberto Teixeira, em Iguatu/CE, contou com a presença de membros da Associação de Caprinocultura de cidades da região Centro Sul. No Ceará, existem cerca de 15 representações.

Durante a audiência pública, representantes do setor lácteo expuseram a preocupação da paralisação no repasse de recursos para os municípios subsidiarem a aquisição de alimentos da cadeia produtiva. Os produtores acreditam que a medida traz reflexos negativos e agrava a perda de competitividade da atividade leiteira do estado. “Hoje, o principal problema é o de apoio social com a compra do produto do leite estão paralisados pelo Governo Federal e Governo do Estado. Na minha região já sentimos a redução dos criadores. Vejo como alternativa que os municípios possam fazer isso”, afirmou Anderson Calixto, secretário da Jaguarleite, associação da cidade de Jaguaretama.

Em substituição ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Alimenta Brasil tem como finalidade principal incentivar a agricultura familiar, promovendo a inclusão econômica e social dos agricultores familiares mais pobres. O programa está paralisado há seis meses. A categoria espera que a demanda chegue aos órgãos federais com a mobilização inicial de representantes políticos locais. “Somos solidários a essa causa. É uma necessidade. O apoio público é importante. Tenho como meta ampliar a inserção de alimentos produzidos pela agricultura familiar na merenda escolar, devemos alinhar algo com esses produtores. Hoje 40% do cardápio do que é oferecido na merenda escolar vem do nosso homem do campo”, afirmou Ednaldo Lavor (PSD), prefeito de Iguatu.

Produção

Somente a cidade de Iguatu nos últimos dois meses teve uma produção recorde de 4 mil litros de leite. “Iguatu tem potencial para alcançar centros como Pernambuco e Paraíba. Acredito que num futuro breve vamos alcançar esse patamar e gerar emprego e renda no setor”, disse Breno Teixeira, produtor e presidente do Prodeter no Centro-Sul.

Em apoio à cadeia produtiva as cidades da região vêm recebendo tanques de resfriamentos. As cidades pleiteiam uma usina de beneficiamento de leite na ideia de agregar valor à produção. Hoje, o leite produzido nos municípios é enviado para uma usina na cidade de Tauá.

MAIS Notícias
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde

Cumprindo o que prometeu durante a campanha, o prefeito eleito Roberto Filho anunciou ontem, dia 15 de novembro de 2024, um nome técnico técnico para a Secretaria de Saúde do município de Iguatu. Trata-se do médico anestesiologista, também especialista em gestão...

Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu
Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu

O iguatuense Alyson Alves de Araújo conquistou o 1º lugar em duas categorias absoluto no Fortaleza Spring International Open de Jiu-Jitsu. O evento reuniu atletas de todo o país. Alyson Macaco levou o nome de Iguatu ao pódio com muita garra e dedicação. Nascido e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *