Junho chegou e com ele as festas dessa época do ano são vistas como um momento que ajuda a aquecer o mercado com a venda de comidas típicas. Panificadoras, padarias fábricas de bolo, a produção caseira, vendedor ambulante aproveitam o momento para variar a gama de produtos, dando espaço ao tradicional milho verde, canjica, pamonha, pé de moleque, vatapá, mungunzá, paçoca entre outros produtos.
As festas particulares, eventos nas escolas, confraternizações entre amigos durante as tradicionais queima das fogueiras ajudam a aquecer as vendas. Quem chega a uma tradicional panificadora no Centro de Iguatu, encontra logo uma barraquinha decorada com bandeirinhas, balões além de figuras que chamam atenção dos consumidores e no meio de tudo isso uma variedade de guloseimas. A estratégia é justamente essa. “Para a gente, o mês de junho é muito importante. Ajuda a aumentar as vendas. A gente está satisfeito. A clientela está dois anos sem brincar, esse ano tem sido diferente pra gente. Tem sido muito animado, o pessoal está brincando, fazendo suas festinhas e tem aumentado a procura por esses produtos típicos. Apesar desses dois últimos anos sem festas, a gente espera aumentar em 20% as vendas em comparação com anos anteriores”, destacou o empresário Mecias Paulino.
Mês todo
“O mês de junho, o pessoal comemora todo dia, tem festa nas escolas, nos bairros, nas famílias, tem essa festa também do município, tem ajudado nas vendas. Diferente de outros períodos, como dia das Mães, Natal, por exemplo, as vendas são específicas de um dia, o mês de junho é o mês todo. É o mês mais esperado para nosso setor”, comemorou Paulino.
Ainda segundo o empresário, muitos desses produtos são comercializados o ano inteiro, mas aumentam a procura nesse período. Reforço que ganha com as decorações temáticas que ajudam o consumidor a entrar no clima. “Mesmo sem a intenção de comprar um bolo de milho, comer um vatapá, uma canjica, a pessoa vê nossa barraquinha e entra no clima, acaba sempre levando alguma coisa. Nós preparamos tudo de forma bem caseira, para lembrar aquela comida da vovó, dar esse clima mesmo familiar. O que essa festa proporciona”, destacou.
Algumas padarias e produções caseiras além de aumentarem as vendas acabam também aceitando encomendas. A expectativa é de um aumento em mais de 20% nas vendas em relação aos outros meses do ano. “Não podemos nem comparar com os últimos dois anos, quando não tivemos festas populares. Mas está sendo um período muito bom. As vendas aumentam ainda mais na fogueira de São João, do dia 23 para 24. Santo Antônio e São Pedro vendem um pouco menos”, complementou Mecias Paulino.
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