A Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional de Iguatu, encerrou o 1º semestre de 2022 com a recuperação de 64 (sessenta e quatro) aparelhos celulares que foram furtados, roubados ou perdidos em Iguatu. Foram recuperados os aparelhos das seguintes marcas, os quais já foram todos devidamente restituídos aos legítimos proprietários: 20 Samsungs; 17 iphones; 12 LGs; 07 Xiaomis; 06 Motorolas; 01 Obabox; 01 Positivo.
Segundo a polícia, a ação é desenvolvida pelo Núcleo de Roubos e Furtos da Delegacia Regional de Iguatu e conta com uma equipe especializada em rastrear, recuperar e devolver os aparelhos que foram subtraídos das vítimas.
A ação conta com o apoio das operadoras de telefonia móvel Oi, Tim, Vivo e Claro, que auxiliam os policiais civis na recuperação dos aparelhos. A Polícia Civil orienta a população em geral que, caso tenha algum aparelho celular furtado, roubado ou perdido, que procure imediatamente a Delegacia Regional de Iguatu, para ser registrado o boletim de ocorrência e ser iniciado o rastreio do aparelho o quanto antes.
A Polícia Civil também orienta usuários que ao adquirirem um aparelho de telefone celular, identifiquem o MEI (código de segurança) do aparelho, que é fundamental e indispensável para que a polícia possa, com o auxílio da referida operadora, rastrear e localizar o aparelho. O referido código deve ser anotado e guardado em casa em lugar seguro e de fácil localização, caso o dono precise numa situação de ocorrência de perda ou furto do aparelho.
No caso específico das pessoas que forem localizadas com os aparelhos roubados ou furtados, a Polícia Civil alerta que elas pessoas serão autuadas e responderão na Justiça pelo crime de ‘Receptação’, conforme o que estabelece o Código Penal, que prevê pena de reclusão de 01 a 04 anos e pagamento de multa.
Fonte: Polícia Civil Iguatu
0 comentários