Floração do ipê encanta moradores do Prado

13/07/2022

A paisagem proporcionada pelos ipês, mas especificamente uma árvore frondosa em frente a igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, tem encantando não só moradores do Bairro Joaquim Távora (Prado), mas também quem passar pelas proximidades da praça dos Redentoristas. A beleza da árvore muda pelo menos uma vez no ano, o cenário daquele espaço. “É uma beleza natural que chama atenção. Eu nunca imaginei na minha vida que o simples gesto de plantar uma árvore fosse repercutir tanto.” Conta, Djalma Pereira, sacristão, responsável pelo plantio da árvore. Isso foi até por acaso. Na época, o saudoso bispo, dom Mauro Ramalho participava de um evento religioso, a Romaria da Terra e sempre toda romaria, ele sempre terminava com o plantio de uma árvore. Dessa vez ele plantou um ipê na praça. Ele plantou uma árvore, em 1992, mas depois de alguns dias a planta não vingou, acredito que por falta de cuidado. Foi então que peguei uma muda e substituí aquela que morreu. Hoje tá aí”, relembra Djalma.

E com o passar dos tempos, Djalma passou a plantar outras mudas de ipê, com sementes do primeiro ipê roxo da praça. “Fui espalhando diversas mudas dela por onde encontrava espaço. Em volta da igreja, na praça. Quando todas estiverem florindo vai ficar muito lindo. É uma paisagem que muda uma vez por ano, não demora muito tempo, mas vale a pena ver e registrar essa imagem. As pessoas se encantam mesmo”, disse.

A tonalidade do rosa das flores, tem colorido a praça. “Existem na vida três coisas pra gente ser feliz, Exercício físico, rir até mesmo dos momentos mais difíceis e plantar uma árvore. A gente se sente orgulhoso. “O pé de ipê embelezando todo Prado. Cresceu, depois plantamos outras árvores.

Em Iguatu, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário e a pasta do Meio Ambiente, tem um programa de plantio de árvores nativas no Iguatu Verde, centenas de árvores nativas entre essas ipês. “Aquela Avenida Fransquinha Dantas, vai ficar a coisa mais linda. Lá foram plantados vários pés de ipê, em outros pontos também da cidade. Quando estiverem florindo vamos morar numa cidade feliz, com mais vida”, disse. As alterações no clima podem ser amenizadas com o plantio de árvores. “Este ano tem demorado essa floração. É muito bonito, é um presente da de Deus”, afirma Djalma.

Parece mágica, as folhas verdes caem dando lugar aos buquês. Pessoal diminui a velocidade do carro para olhar esse espetáculo da natureza. As calçadas ganham um especial quando as flores caem. Em 1961 o então presidente Jânio Quadros declarou o ipê, a flor nacional. A árvore é natural da América do Sul. E sempre floresce entre os meses de junho a setembro. As floradas costumam durar em média uma semana.

MAIS Notícias
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde

Cumprindo o que prometeu durante a campanha, o prefeito eleito Roberto Filho anunciou ontem, dia 15 de novembro de 2024, um nome técnico técnico para a Secretaria de Saúde do município de Iguatu. Trata-se do médico anestesiologista, também especialista em gestão...

Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu
Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu

O iguatuense Alyson Alves de Araújo conquistou o 1º lugar em duas categorias absoluto no Fortaleza Spring International Open de Jiu-Jitsu. O evento reuniu atletas de todo o país. Alyson Macaco levou o nome de Iguatu ao pódio com muita garra e dedicação. Nascido e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *