No final da tarde da segunda-feira, 11, aconteceu no Campus Humberto Teixeira o lançamento do projeto ‘Cidade Empreendedora’, que propõe o desenvolvimento do Centro-Sul, especialmente na área do turismo.
Participaram do lançamento o prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, o vice Franklin Bezerra, Alcir Porto, diretor técnico do Sebrae/CE, Neyla Primo, articuladora regional, secretários municipais, servidores da prefeitura, empresários e outros executivos comércio. A banda de música Maestro Manoel Ferreira Lima, sob a regência do maestro Wellington Gouvêa, tocou o Hino Nacional na abertura da solenidade.
Neyla Primo, articuladora regional do Sebrae, fez uma apresentação das diretrizes e ações do projeto ‘Cidade Empreendedora’, parceria do Sebrae com a Prefeitura de Iguatu, envolvendo as secretarias da administração. De acordo com Neyla Primo, o projeto vai funcionar por etapas, porque isso envolve qualificação, adequação e ações em conjunto, envolvendo o Sebrae e os parceiros, locais e regionais.
Transformar realidades
Alcir Porto, que neste ano completa 50 anos de atuação no Sistema ‘S’, iniciou seu pronunciamento fazendo referência ao momento importante do pais, dizendo que agora é o Brasil começou a amadurecer para os pequenos negócios. Segundo ele, enquanto a China e EUA têm 50% da economia focados nos pequenos negócios, o Brasil só dispõe de 28%. “O Brasil está começando a ser protagonista nos pequenos negócios, então é a nossa vez, nossa jornada começa agora”, frisou. Alcir enfatizou o trabalho da equipe do Sebrae local e enalteceu a iniciativa em lançar o projeto de desenvolvimento do turismo, visando desenvolver não somente o município mas também a região. Ele disse que são as iniciais simples que podem transformar realidades. “Pensar o novo é fundamental para quem quer fazer a diferença”, lembrou.
O diretor lembrou as ações relevantes do Sebrae, sobretudo na aprovação e execução da Lei 123, de 14 de dezembro de 2006, do ‘Simples Nacional’ conhecida como Lei da Micro e Pequena Empresa, defendida ardorosamente pelo Sebrae, especialmente no apoio da entidade, e suporte aos micro e pequenos empresários, que somam relevante volume de geração de empregos no país, fazendo valer o que está na Constituição de que o micro e pequeno empresário deve ter um tratamento diferenciado, comparando com grandes corporações e empresas multinacionais.
Alcir Porto defendeu o espírito de cooperação, entre os setores (poder público, empresas privadas, entidades e instituições), para que todos possam trabalhar juntos, objetivando promover o desenvolvimento de forma integrada.
Integração
Ednaldo Lavor, prefeito de Iguatu, durante pronunciamento enfatizou que uma das primeiras iniciativas suas como gestor foi criar a ‘Sala do Empreendedor’. O prefeito frisou que abraçou a ideia do projeto ‘Cidade Empreendedora’ e defendeu a integração entre os municípios para gerar desenvolvimento em ambos os lados. Segundo o gestor, Iguatu tem grandes potenciais para se desenvolver, mas que é preciso olhar também para os potenciais dos demais municípios da região. O prefeito defendeu o trabalho em conjunto, envolvendo os setores da sociedade, empresários, instituições, contando com a mobilização, pelo Sebrae, enfatizando que “nada se constrói sozinho”.
0 comentários