Um projeto voluntário de cunho social realizado no bairro Jardim Oásis, em Iguatu, é a realização de um sonho da professora/lutadora profissional de MMA, Priscila Dantas. O objetivo é mudar a vida de crianças e adolescentes oriundos de família de baixa renda.
Amor, dedicação e esforço são ingredientes desse trabalho de superação em meio à falta de apoio público municipal. O projeto denominado Meu Bairro em Ação atende 25 crianças e adolescentes que participam das aulas de luta jiu-jítsu, no bairro que fica na periferia da cidade.
“O projeto começou na garagem da minha casa, pouco antes do início da pandemia (março de 2020) com uns dez alunos, que moravam mais próximo da minha casa”, contou Priscila Dantas. Hoje, os treinos ocorrem em um espaço alugado e pago pela própria professora.
A chegada do coronavírus trouxe mais dificuldades, mas não impediu a professora de realizar o seu sonho. Mas qual a motivação dela? “Sou cria de projeto social, AABB Comunidade, Arte Criança e vi na minha vida a importância de um trabalho com crianças carentes, que transforma vidas”, disse a idealizadora do projeto.
Inspiração
Priscila Dantas tem formação em música – instrumento de sopro, clarinete, e percussão, na banda de música municipal, que era regida pelo maestro Francisco Prudêncio.
O regente que formou em Iguatu centenas de jovens foi um dos influenciadores de Priscila. “Ele tinha um trabalho bonito e fez muito por crianças pobres do bairro Santo Antônio”, frisou. “É a minha inspiração”.
Sem esquecer o apoio que recebeu durante a infância e a adolescência, pois Priscila era filha de família pobre, morou um tempo em Sobral, na zona Norte do Ceará, onde aprendeu e lutou MMA e jiu-jítsu. Tornou-se uma vencedora fora e dentro do tatame e do ringue.
Em Sobral, fez parte de um projeto com crianças especiais, apoiado pela rede municipal de educação, além de trabalhar como técnica de segurança do trabalho.
Já na cidade de Quixeramobim, iniciou os estudos em nível superior no curso de Educação Física, que transferiu para Iguatu. Atualmente, é educadora física da Escola Estação da Criança.
Representante local da equipe João Mendes BD Team, Priscila Dantas é faixa preta em jiu-jítsu e muay thai, mas por enquanto as lutas estão suspensas por lesões físicas.
Destaque
Um dos alunos do projeto social, Carlos Vinícius Pereira da Silva, o Canelinha, foi recentemente campeão em Orós, da competição Fight Combat OFC, muay thai. O aluno se prepara para enfrentar a etapa do cearense, na modalidade 46kg faixa branca.
“Esse é um projeto lindo que precisa de apoio”, disse Natália Leandro, mãe do aluno Pedro Iudy, que também já começa a colecionar vitórias em competições regionais. “Meu filho vem desenvolvendo muito graças a essa atividade esportiva”.
Apesar da falta de apoio público institucional, Priscila Dantas se mantém firme: “O meu sonho começou e quero continuar porque a gente faz o que pode, sei o quanto é difícil manter esse projeto, mas não vou desistir”.
Apoio
Esta semana, o projeto social Meu bairro em Ação obteve o apoio da empresa Zenir e do Sindicato dos Comerciários de Iguatu para o custeio de inscrições de alunos do projeto social em competições regionais.
Neste domingo, 17, um grupo de cinco alunos participará do I Open Iguatu, modalidade jiu-jítsu, a partir das 8h30, na quadra esportiva do Campus Humberto Teixeira, em Iguatu.
0 comentários