“Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”. 1 João 1:7
Desinformação sobre as Eleições
Na última segunda-feira (18) o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez uma apresentação a embaixadores estrangeiros em que repetiu informações falsas sobre as urnas eletrônicas e o processo eleitoral brasileiro. Durante os 46 minutos de discurso, Bolsonaro fez 20 declarações descredibilizando o processo eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral emitiu uma nota respondendo cada uma delas. Mais de 80 organizações da rede do Pacto pela Democracia assinaram um posicionamento conjunto em repúdio às falas do presidente.
Resposta às alegações falsas do presidente
O Departamento dos Estados Unidos soltou uma nota afirmando o profundo comprometimento dos Estados Unidos com as eleições e a democracia brasileira. Embaixadores europeus também seguiram a mesma linha, defendendo a integridade do processo eleitoral. Questionamentos formais às urnas eletrônicas são raros na história da Justiça Eleitoral e nunca foram detectadas fraudes no sistema.
#DefendaaDemocracia
Organizações da sociedade civil brasileira participam de uma comitiva aos Estados Unidos, organizada pelo Washington Brazil Office, com o objetivo de defender a agenda da democracia junto a atores e instituições do país. Organizações da rede do Pacto, como Instituto Marielle Franco, Geledés – Instituto da Mulher Negra, Greenpeace Brasil, Instituto Vladimir Herzog, Instituto de Referência Negra Peregum, ABGLT, Conectas, 342 Artes, Instituto Clima e Sociedade, Transparência Internacional Brasil e Uneafro, também conformam a comitiva.
Resultado eleitoral
Em pesquisa trimestral do Congresso em Foco com líderes do Congresso Nacional, mais de 54% dos deputados e senadores consideram altamente provável que Jair Bolsonaro não aceite o resultado das urnas nestas eleições.
Ataques à imprensa
Uma análise da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) revelou que Jair Bolsonaro atacou a imprensa 801 vezes no Twitter entre janeiro de 2021 e maio de 2022. A organização produziu um infográfico onde é possível visualizar os ataques feitos pelo presidente, seus filhos e pessoas relacionadas.
Mudanças ao texto constitucional
Desde o começo do ano, onze Emendas foram agregadas à Constituição brasileira, entre elas mudanças relacionadas ao aumento dos benefícios sociais, aprovados por meio da PEC Kamikaze, na quarta-feira, 13/07, ferindo as regras eleitorais, que proíbem benefícios sociais nos seis meses anteriores às eleições.
Professores brasileiros: 60% fizeram graduação a distância; 80% querem seguir em sala de aula
No Brasil, 6 em cada 10 alunos que concluíram cursos voltados à formação de professores, em 2020, fizeram graduação na modalidade de Educação a Distância (EAD). Os dados são de um estudo do Todos Pela Educação, que analisou o Censo da Educação Superior. De acordo com o estudo, aproximadamente 235 mil pessoas concluíram os cursos de licenciatura e pedagogia em 2020, sendo que 143 mil estudaram a distância. Uma outra pesquisa, realizada pelo Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da USP em conjunto com Instituto Lungo, mostra que – apesar dos desafios na Educação no período da pandemia de Covid-19, oito em cada dez professores querem continuar dando aulas e que a educação ocupa um lugar central em suas vidas.
0 comentários