Tem sido numerosa a presença de devotos e fiéis na programação alusiva ao novenário dedicado à padroeira de Iguatu, Senhora Sant’Ana, desde a abertura no último dia 16, as pessoas participam de caminhadas pelas madrugadas, das missas às 11h e principalmente das novenas, que começam às 18h com apresentação da Banda Municipal Maestro Manoel Ferreira Lima, seguida da novena. Este ano são celebrados 303 anos da chegada da imagem da padroeira à antiga Vila da Telha e 191 anos da instalação paróquia de Senhora Sant’Ana.
A aposentada Luzia Félix, moradora do Jardim Oásis, participa ativamente da programação. Quando pode, vai para as caminhadas pela madrugada e não perde uma noite de novena. “Estava com saudades dessa festa. É a coisa mais linda que a gente vive. Esperava com muita ansiedade. Mesmo com todos os cuidados, podemos rever amigos que a gente não via. Graças a Deus que as pessoas estão se conscientizando, tomando a vacina, e estamos de certa forma podendo voltar a ter uma vida mais normal, mas com todos os cuidados, e vamos vencer. Esse momento de agradecer a Deus por todas as graças em nossa vida”, comemorou.
Devoção
A psicóloga Nathália Freitas participa todas as noites das novenas e espera ansiosa para a procissão. Ao lado do esposo e da filhinha pagam uma promessa por uma graça alcançada. É uma festa linda, é bela! Sou grata a Deus, fizemos uma promessa, por intercessão de Senhora Sant’Ana, alcançamos uma grande Graça. Estamos vindo todas as noites e vamos participar da novena, fazer todo o percurso em gratidão a Deus”, complementou.
De acordo com padre Yukio Vieira, pároco da igreja Matriz de Senhora Sant’Ana, a festa tem sido muito participativa. As pessoas atenderam ao chamado e lotam todas as noites a praça ao lado da igreja primeira de Iguatu. “Estamos nos aproximando do final dos festejos em devoção a Senhora Sant’Ana, somos gratos pela grande participação dos devotos que têm mantido essa corrente de fé e devoção a nossa padroeira. Não só nas novenas, mas as caminhadas cedo da manhã têm atraído muitas pessoas, famílias participando das caminhadas. Este sábado e domingo, devemos ter uma verdadeira multidão”, comentou alegremente o pároco, fazendo um convite para que as pessoas participem do tradicional novenário.
Procissão
Neste sábado, 23, a programação festiva continua com caminhada logo cedo para às 04h30 saindo da igreja matriz para a Catedral de São José, quando acontece Santa Missa. Às 11h30, acontece Missa na Matriz; às 18h30, animação, e às 19h, novena com o evangelizador padre José Wallace. Neste sábado, tem quermesse e apresentação especial com Geraldinho (Missão Resgate). Domingo, 24, Dia Mundial dos Avós e Idosos, tem caminhada para o Bairro João Paulo II, seguido de Missa. Às 18h30, animação; e 19h, missa presidida por monsenhor Queiroga.
Um dos dias mais esperados pelos devotos acontece na terça-feira, 26, quando é feriado municipal, dia dedicado a Senhora Sant’Ana, também o Dia da Solidariedade, com arrecadação de alimentos, estão programadas quatro missas, a primeira às 6h, presidida pelo padre José Wallace, às 8h com padre Yukio Adelly, às 10h, terceira missa com padre João Batista, e às 16h o padre Yukio Adelly preside a quarta missa, que será seguida pela tradicional procissão, Bênção do Santíssimo Sacramento.
Confira o roteiro da Procissão: Rua Martim Soares Moreno, Rua Floriano Peixoto, Rua José de Alencar, Rua Deocleciano Bezerra, Rua Antônio Mendonça, Rua Engenheiro Barreto, Rua José de Alencar, Avenida Fransquinha Dantas, Rua Coronel Virgílio Correia, Rua Dr. João Pessoa e Igreja Matriz.
0 comentários