Observatório

30/07/2022

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem”. Hebreus 11:1

Racha lá

Os bastidores das eleições 2022 estão fervendo. No plano estadual, o fim da aliança do PT e do PDT já apresenta desdobramentos como racha, desfiliações, intrigas e, claro, infidelidade. Como se sabe, a aliança PT/PDT se desfez com o lançamento de Roberto Cláudio para disputa do executivo estadual, inclusive com a indicação de Domingos Filho (PSD) para compor a chapa como vice. A governadora Izolda Cela, após ser preterida pelo PDT para concorrer ao Governo do Estado, pediu para sair do partido. Todavia, foi além: exonerou cargos comissionados ligados ao seu ex-partido. A atitude foi considerada pelos ex-aliados como retaliação. Izolda nega. A governadora, agora sem partido, tem total liberdade para apoiar Elmano Freitas, cuja candidatura deve ser lançada hoje pelo PT com a presença do ex-presidente Lula.

Racha cá?

Nas eleições municipais de 2020, o PDT e o PT lançaram chapa na disputa pela prefeitura de Iguatu. A candidatura foi abortada antes da votação. O PDT logo aderiu à campanha de Ednaldo Lavor (PSD). O PT fez novela, mas também aderiu à campanha que saiu vitoriosa. Em 2022 o cenário local será influenciado pelo estadual? Os cargos que o PT ocupa na administração municipal serão mantidos pelo prefeito? Os filiados do PT entregarão os cargos?

34% dos estudantes estão com dificuldade de controlar emoções, diz pesquisa

Uma pesquisa feita pelo Datafolha revela que 34% dos estudantes estão com dificuldade de controlar suas emoções desde que voltaram a ter aulas presenciais. Além da dificuldade em controlar as emoções, 24% dos alunos estão se sentindo sobrecarregados e 18% estão tristes ou deprimidos, de acordo com os pais. Desde o início do ano, quando a maioria dos estados e municípios retomou completamente as aulas presenciais, as escolas têm registrado uma escalada de casos de problemas de saúde mental entre os estudantes. Em todo o país, os professores também relatam aumento de casos de crise de ansiedade e falta de concentração dos estudantes.

Manifestos pela democracia

Essa semana foi marcada por uma ampla mobilização da sociedade civil em defesa do processo eleitoral brasileiro. A comunidade jurídica e empresarial, que inclui 11 ex-ministros da Justiça, além de banqueiros e grandes empresários, lançou um manifesto em Defesa do Estado Democrático de Direito. O documento, aberto a assinatura, já conta com mais de 100 mil adesões. A Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP), também está preparando um manifesto pró-democracia, que conta com o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Atos pela democracia

Ambos os documentos serão lidos em um ato, programado para acontecer no dia 11 de agosto, na Faculdade de Direito da USP, no centro de São Paulo. No mesmo dia, a Campanha Fora Bolsonaro, composta por movimentos populares, estudantis, sindicais e partidos políticos convoca mobilização nacional em defesa da democracia e por eleições livres. Além disso, o Fórum Direitos Já! realizará um ato no dia 01 de agosto, no Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro, reunindo presidentes de diversos partidos. Já a Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral realizará um ato em defesa das eleições e contra a violência política no próximo dia 2 de agosto, às 10h, no Senado Federal.

Violência Política

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou um grupo de trabalho com foco em violência política e atentados à liberdade de imprensa durante as eleições. Composto por representantes de setores do TSE e de tribunais eleitorais, o GT deve promover audiências públicas, diagnósticos sobre a conjuntura e formular diretrizes adicionais sobre o tema.

MAIS Notícias
Observatório
Observatório

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.” Romanos 8:1-2   Voto feminino completa 91...

Observatório
Observatório

“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor”. 1 João 4:18   Municípios brasileiros receberam R$ 2 bilhões do FPM Municípios brasileiros receberam, nesta...

Observatório
Observatório

“Porém tu, SENHOR, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça”. Salmos 3:3 Desafios do MEC O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que o foco da pasta será unir o país em um novo pacto para a alfabetização. Dados levantados pelo Pnad...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *