Estimular a prática saudável da amamentação e fortalecer o vínculo entre mãe e filho fazem parte das ações desenvolvidas pela Secretaria da Saúde de Iguatu, por meio da Coordenação de Atenção Primária à Saúde, principalmente neste mês de agosto, tendo com foco a campanha nacional Agosto Dourado.
Diversas atividades envolvendo profissionais da saúde, mulheres grávidas e as que estão em fase de amamentação, estão sendo realizadas com encontros e capacitações. Nesta semana, Agentes Comunitários de Saúde participaram de uma dessas capacitações no auditório da SESA, no bairro Santo Antônio. “Para a gente, que está todos os dias junto com as famílias, acompanhando, orientando as pessoas, temos cuidados especiais com as gestantes e aquelas mãezinhas que estão amamentando. Participar dessa capacitação fortalece nossos conhecimentos. Essa troca de experiência com outros colegas, as enfermeiras, pessoal técnico da Secretaria da Saúde, foi muito proveitoso. A gente sai de um momento como esse revigorada, entusiasmada a fazer cada vez melhor”, ressaltou a agente comunitária de saúde Sidrônia Dias.
A Secretaria da Saúde realiza ao longo do mês uma série de rodas de conversa nas Unidades Básicas de Saúde da Família. Os eventos integram as ações da campanha Agosto Dourado, para incentivar o aleitamento materno. “Essa campanha é realizada no mês de agosto. Recebe esse nome de Agosto Dourado devido ao padrão ouro que é o leite materno. Por isso é muito importante essa amamentação exclusiva até os seis meses, e que pode ser feita até os dois anos de idade, com introdução de outros alimentos, a partir dos seis meses de idade. Nenhum outro alimento substitui o leite materno até os seis meses. A gente incentiva que essas mães amamentem seus filhos. Não só como ato de alimentar, mas como vínculo com as crianças”, ponderou Nairton Coelho, coordenador da atenção primaria a Saúde.
“Essa capacitação serve justamente para que nossos agentes de saúde levem maiores e melhores informações para essas mães. É muito importante que os profissionais estejam capacitados para informar essas mulheres, porque a gente sabe que os agentes comunitários de saúde têm esse trabalho fundamental dentro do território. Essa capacitação para que eles tenham um maior conhecimento acerca da amamentação, da influência em toda a vida da criança. Isso vai influenciar, vai auxiliar na imunidade dessa criança”, ressaltou a enfermeira residente Tayná Vieira, reforçando ainda os benefícios dessa conduta para a mãe e o bebê.
Benefícios
A Secretaria da Saúde aproveita as redes sociais para divulgar orientações por profissionais da saúde sobre a importância do aleitamento materno. “Uma criança que é amamentada exclusivamente com leite materno é uma criança que não vai desenvolver infecções. Se tiver, serão mais leves. Uma criança que vai se desenvolver melhor. No futuro pode ser uma criança que não vá desenvolver asma, diabetes, entre outras doenças. Existem vários benefícios para o momento presente dessa criança, como para o futuro dela. Além dos benefícios para a mãe. Uma mãe que amamenta também pode não desenvolver câncer de útero, de ovário, por exemplo. São inúmeros os benefícios do aleitamento materno para a saúde da criança e da mãe”, compartilhou a médica Tamara de Sousa.
A campanha Agosto Dourado foi criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde OMS, juntamente com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef. “A cor dourada foi escolhida para designar o mês de agosto pelo fato de estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno”, finalizou pondera Nairton Coelho, coordenador de Atenção primaria a Saúde de Iguatu.
0 comentários