“Amo o SENHOR, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver”. Salmos 116:1-2
Defesa das instituições eleitorais
Um grupo de 14 organizações da sociedade civil, incluindo a secretaria-executiva do Pacto pela Democracia, se reuniu na terça-feira (23) com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. O grupo entregou uma carta ao ministro com a mensagem de compromisso irrestrito quanto à realização de eleições pacíficas.
Sabatina eleitoral
Jair Bolsonaro (PL) participou na segunda-feira de entrevista no Jornal Nacional, na Rede Globo, a primeira na série de sabatinas com os candidatos e candidatas à presidência. O presidente fez afirmações falsas sobre a pandemia e o meio ambiente e afirmou que “serão respeitados os dados das urnas desde que as eleições sejam limpas e transparentes”. A fala completa passou por checagem em tempo real. A dúvida sobre a postura de Jair Bolsonaro acerca do resultado das urnas e os ataques ao sistema de votação foram noticiados no The New York Times no mesmo dia da entrevista.
Sabatina eleitoral II
O segundo entrevistado da série foi Ciro Gomes (PDT). A entrevista completa do candidato, que ocorreu na terça-feira (23), também foi checada por agências de notícia. Ciro Gomes declarou que “a maior ameaça à democracia é o fracasso dela na vida do povo”.
Sabatina eleitoral III
O terceiro entrevistado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teve desempenho elogiado pelos aliados. Segundo especialistas, Lula aproveitou bem a entrevista para fazer esclarecimentos sobre sua prisão, corrupção no seu partido e como será um possível terceiro mandato na presidência. O petista elogiou o seu vice Geraldo Alckmin, a ex-presidenta Dilma, e usou boa parte da sabatina para apresentar propostas em tom de comício.
Mensagens golpistas
O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, determinou busca e apreensão e o bloqueio das contas das redes sociais de um grupo de cinco empresários que trocaram mensagens golpistas. Nos celulares apreendidos foram encontradas conversas entre os empresários e o Procurador Geral da República, Augusto Aras.
Apoio à democracia
O Brasil registrou o maior apoio à democracia desde 1989. Segundo pesquisa do Datafolha, 75% dos entrevistados responderam que a democracia é a melhor forma de governo, enquanto apenas 7% disseram preferir uma ditadura, menor índice da série histórica.
Chat informativo sobre eleições
Começaram as operações do chatbot da Politize! em parceria com o Twitter. Ao enviar mensagens diretas para o perfil da organização, um bot com informações sobre as eleições inicia uma conversa com os usuários.
Promoção de candidaturas
A organização A Tenda lançou a campanha A Conta Não Fecha!, em parceria com a Gênero e Número, para pressionar partidos políticos a cumprir com um financiamento de campanha justo para candidaturas de grupos marginalizados. A ação inclui o guia Desculpas Não Pagam Campanhas para auxiliar candidatas de todo o Brasil.
0 comentários