APAE promove Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

27/08/2022

Em Iguatu, neste sábado tem programação especial dentro da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, ação especial realizada durante a campanha anual, desenvolvida pela Federação Nacional das APAES, desde 1963.

As atividades começaram domingo, 21, e seguem até 28 de agosto. Hoje, acontece a oficina de Mediação Escolar, ministrada pela diretora Iêda Couras, psicopedagoga, psicomotricista, especialista em autismo e educação especial. Dentro da programação acontece um bazar, na calçada do Bradesco, no centro da cidade, a partir das 8h.

Durante toda semana, diversas ações foram realizadas como forma de celebrar e comemorar o período que tem como um dos objetivos aumentar a visibilidade para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla. “É o momento em que todas as APAES desenvolvem programações com o intuito maior de convidar, convocar toda sociedade para conhecer um pouco do trabalho que essa instituição desenvolve em cada município. A APAE de Iguatu é uma instituição que tem mais de 23 anos, atende diariamente quase 300 pessoas com deficiência e suas famílias. Atende essas pessoas do nascimento até a terceira idade. Um trabalho que é desenvolvido ao longo da vida”, ressaltou a diretora.

Iêda afirmou ainda que a cada edição a campanha busca um tema que faz as pessoas pensar, refletir sobre o quanto é importante a vida das pessoas com deficiência. “O tema deste ano traz uma reflexão muito ampla: Superar barreiras para garantir inclusão. Essas barreiras, elas podem existir dentro das próprias famílias, quando essas famílias não dão oportunidades dessas pessoas vivenciarem suas próprias vidas. A gente traz essa reflexão para as famílias e também para a sociedade. A limitação não está nas pessoas com deficiência, mas nas barreiras sociais no cotidiano, as barreiras arquitetônicas, longitudinais que impedem a pessoa com deficiência de viverem suas próprias vidas”, ponderou.

Mesmo com as ações desenvolvidas pela campanha, os trabalhos desenvolvidos pela instituição acontecem durante todo o ano. Essas ações são instrumento de defesa e garantia de direitos e mobilização social.

 

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *