Os desafios para o consumo consciente na era digital

03/09/2022

Por Gustavo Araújo Coelho (Estudante)

Segundo o filósofo inglês Thomas Hobbes, o homem é o lobo do homem, visto que é o principal responsável por seus malefícios. Nesse sentido, essa afirmação se relaciona à atualidade ao ser inserida nos desafios acerca do consumo consciente na era digital, tendo em vista que o homem pratica o consumo exacerbado e sofre com as consequências. Logo, possíveis causas que favorecem essa prática são a intensa propaganda e a adequação ao consumismo habitual.

Sob esse viés, de acordo com o líder revolucionário e ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, a educação é a melhor arma para mudar o mundo. Desse modo, seguindo o raciocínio de Mandela, nota-se a importância da educação para evitar essa ação. Ademais, é evidente que o aumento do consumo exacerbado é resultado da intensa propaganda, já que as plataformas de venda estão presentes nos mais diversos cenários, desde esportes até mesmo jornais, consequentemente tornando imprescindível a presença de propagandas na vida globalizada.

Outrossim, o filósofo alemão Theodor Adorno é o responsável pela criação do conceito de indústria cultural que trata acerca da capacidade de moldagem da mídia capitalista para agir conforme as preferências do público. Nesse contexto, a indústria cultural é identificada com os algoritmos das redes sociais, uma vez que são responsáveis por compreender as preferências do usuário. Dessa maneira, torna-se a prática do consumismo um hábito, fazendo com que continuem comprando produtos em grande escala.

Portanto, evidencia-se a necessidade que o Ministério da Educação, por meio de palestras em meios físicos e digitais, busque conscientizar os consumidores acerca dos riscos do consumismo, para que assim haja diminuição nos casos de consumo desproporcional. Por outro lado, urge também que a sociedade civil procure adquirir conhecimento com pesquisas frequentes, a fim de evitar que o ato de comprar se torne rotineiro. Dessa forma, será formada uma sociedade melhor equilibrada e menos consumista.

*Texto produzido na Oficina de Redação do Professor José Roberto Duarte

MAIS Notícias
Quais fatores podem ser obstáculos na venda do seu imóvel
Quais fatores podem ser obstáculos na venda do seu imóvel

É muito comum o insucesso na venda do imóvel ser atribuído ao comércio imobiliário, crise econômica, entre outros fatores que muitas vezes são culpados sem na realidade serem de fato os vilões. Na realidade existem diversos motivos que impedem ou dificultam uma venda...

O Mel da Abelha Rainha
O Mel da Abelha Rainha

Depois de dias cansativos de trabalho, Maria Bethânia desembarca no aeroporto de Salvador, pega um taxi e se encaminha para casa em busca de seu merecido descanso. Era véspera do Dias dos Namorados. O taxista, querendo agradar a baiana, liga o som do carro e, de...

Moradias em loteamento : A necessidade de se reinventar
Moradias em loteamento : A necessidade de se reinventar

Os loteamentos embora existam no nosso país há diversas décadas, somente em 2009 eles ganharam maior destaque com o lançamento do programa de governo minha cada minha vida (MCMV). Na nossa cidade de Iguatu é  preciso que se diga que desde 2009  até os tempos atuais,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *