Na manhã de ontem, sexta-feira, 09, foi a vez do Guilherme Malheiro, 03, tomar as duas gotinhas de reforço contra a poliomielite. O pequeno chegou acompanhado da mãe, bem entusiasmado, ao Centro de Especialidades Médicas de Iguatu – CEMI, na Rua 13 de maio.
A mãe do garotinho, Emanuelle Malheiro, que é enfermeira, faz questão de manter o cartão de vacinação do filho em dia. Por isso ressalta a importância das campanhas de imunização. “O Brasil é um país internacionalmente reconhecido pelo seu programa de imunização, mas, diante do cenário atual de baixas coberturas vacinais, é indispensável a ênfase pelos meios de comunicação em parceria com o Conselho Nacional de Saúde e com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde para ressaltar a importância da vacinação contra as doenças infectocontagiosas como a poliomielite que pode emergir no nosso país, assim como resgatar o Programa Nacional de Imunização Brasileiro, a ser reconhecido novamente a nível internacional”, destaca Emanuelle, estendendo o convite para que outras mães, pais e responsáveis tragam as crianças para serem imunizadas.
Meta
A meta da campanha nacional é chegar a 95% das crianças entre 1 a 4 anos de idade vacinadas. Mas, a adesão ainda é baixa. Apenas 35% desse público foi atingido. Em Iguatu, esse número é bem melhor, chegando a mais de 71%, com boa expectativa de aumentar ainda mais com essa prorrogação da campanha. “Até o momento 3.600 crianças foram vacinadas em nosso município. Mas são mais de 5 mil crianças a serem vacinadas. No entanto a gente pede a colaboração, o empenho de pais e responsáveis de crianças de 1 a 4 anos de idade, para comparecer a uma unidade de saúde mais próxima de sua casa para estar adquirindo a dose do imunizante contra a poliomielite para as crianças que ainda não foram vacinadas”. Quem faz o apelo é Edimira Assunção, coordenadora de Imunização de Iguatu, ressaltando ainda que é importante levar a caderneta de vacinação da criança, o Cartão do SUS ou CPF da criança, isso porque é analisado se é necessária a aplicação de outras doses de imunizantes, caso esteja faltando.
Paralela a campanha contra a pólio, acontece também uma ação de multivacinação para crianças e adolescentes até 14 anos de idade, para justamente deixar em dia a caderneta de vacinação. “Durante as próximas semanas, vamos intensificar a vacinação contra a poliomielite para atingirmos a meta preconizada pelo Ministério da Saúde”, completa Edimira.
Em Iguatu, as pessoas podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, no horário comercial, de segunda a sexta-feira, 7h a 11h e de 13h a 17h. Já na zona rural, o atendimento acontece de 7h a 13h.
0 comentários