Setembro começa “quente” para os iguatuenses

10/09/2022

Setembro começou e com ele as altas temperaturas têm deixado muita gente impaciente, agoniada com tanto calor. “Que calor! Não tem quem aguente. Pra sair de casa, só mesmo por obrigação. O sol já nascendo quente aqui”, reclama a agente comunitária de saúde, Silvana Bento, que todo dia enfrenta o sol percorrendo ruas dos bairros Paraná, região onde atua.

“Meu trabalho de agente comunitária da saúde é nas ruas, visitando as famílias, mas além de cuidar das pessoas, temos que estar com nossa saúde também em dia. O sol aqui já nasce quente. Desde às sete horas da manhã já está quente. Por isso, só saio de casa protegida. Passo bem protetor solar, tanto no rosto quanto no corpo, visto uma calça jeans, além da camiseta, coloco jaqueta e tênis. Me protejo para não pegar uma insolação. Além disso, bebo muita água, ando sempre com minha garrafinha, para hidratar”, destaca. A profissional nesse período também orienta as pessoas a evitar exposição desnecessária ao sol.

Proteção

E pelas ruas da cidade, neste período de altas temperaturas, é comum presenciar pessoas andando com garrafinha de água para se hidratar, buscando sombra nas praças, além do uso de chapéu e boné. O pessoal da limpeza pública tem aumentado o cuidado com a exposição ao sol. “Faz parte do nosso trabalho. Por isso a gente anda vestido dos pés à cabeça com blusas de mangas compridas, calça e chapéu. É necessário”, afirma Cristiano Alves.

Já a funcionária pública aposentada Aldenira Pereira sempre anda com uma ‘sombrinha’, acessório que se tornou uma companhia nos dias de sol. “Gosto de muito de fazer minhas caminhadas, ginásticas, faço sempre nos horários menos quentes. Mas, quando tenho que vir ao centro, venho acompanhada com minha sombrinha. É minha companhia. Levo para todo canto que vou. A gente fica na rua ou em casa, nesse tempo quente, tem que se proteger, se hidratar bem para evitar problemas de saúde”, aponta.

 

Vendas

Enquanto uns reclamam, por outro lado nos períodos mais quentes do ano, principalmente no segundo semestre, quando se encerra a estação chuvosa, vendedores ambulantes de água, picolés, sorvetes e até mesmo lojas de eletrodomésticos registram aumento nas vendas. O comerciante Jesus Oliveira há 9 meses montou um trailer na praça da Matriz para a venda de sorvetes. Diferente do bom período de chuvas que enfrentou, agora tem sentido o aumento nas vendas do produto. “No período mais frio, de chuvas, as vendas foram poucas. Pessoal procura pela qualidade do produto, mas nós que estamos aqui há nove meses, estamos sentindo bem um aumento significativo nas vendas agora. Em média a gente chega a vender 100, 120 sorvetes. Temos também milk-shake que também é bastante consumido”, comemora.

O setor de eletrodoméstico também tem registrado aumento de 15% com a venda de ventiladores e central de ar. “Graças a Deus, o inverno foi muito bom, terminou recentemente com o registro de boas chuvas. Estamos agora no mês de setembro, primeiro mês do chamado B.R.O. – BRÓ, estamos começando com muitas vendas, tanto central de ar, quanto ventiladores. Pessoal está procurando por conta dessas altas temperaturas. Inclusive, estamos até fazendo o feirão nas lojas aqui de Iguatu de outras cidades do Centro-sul, que termina neste sábado”, destaca o supervisor de lojas Robério Alves. A venda de ventiladores de mesa do tipo 40cm e os de coluna, são os mais procurados pelos consumidores.

Previsão

O clima está bem mais quente e seco neste período em Iguatu. A temperatura máxima registrada nesta sexta-feira, 09, foi de 36ºC, já a mínima foi de 22ºC, com previsão que os termômetros registrem 36ºC de máxima também neste sábado, podendo ser repetida amanhã, domingo, com umidade relativa do ar máxima de 80% e mínima de 20%, céu com poucas nuvens e névoa seca. O Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet diariamente mapeia as 20 cidades mais quentes do Brasil.

 

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *