Os desafios do consumo consciente na era digital

17/09/2022

Por Lucas Teixeira (Estudante)

 

Em sua música “XS” (acrônimo para a palavra excesso em inglês), a cantora nipo-americana Rina Sawayama faz uma crítica ao consumismo desenfreado e à influência do capitalismo no cotidiano. Trazendo essa questão para a realidade, o consumo excessivo rodeia a sociedade contemporânea, e a aquisição consciente de mercadorias tem se tornado um desafio perante a era digital, especialmente considerando a volatilidade do mercado e as estratégias midiáticas para vender, as quais necessitam de resistência por parte do consumidor, o que é o principal obstáculo.

A princípio, vale ressaltar que a rapidez e a efemeridade dos produtos ofertados no mercado atual têm despertado o espírito consumista na população, classificando-se como primeiro desafio. Ademais, a pressão social imposta sobre o meio digital, que incentiva o público a buscar por atualizações constantemente, explicita ainda mais a velocidade tanto das relações sociais, como da funcionalidade do ambiente comercial, particularidade da contemporaneidade descrita pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman em seu livro “Modernidade líquida”, no qual o pensador critica a fluidez e a desvalorização dos processos envolvidos nas relações da atualidade.

Por outro viés, as estratégias midiáticas utilizadas para ampliar as vendas, apelando para propagandas enganosas e criando falsas necessidades no público-alvo, tornaram-se outro obstáculo para alcançar o consumo consciente. Ainda nesse contexto, a implementação de algoritmos, os quais sugerem uma ampla variedade de produtos com base nas pesquisas do usuário, e o surgimento de produtos importados em lojas on-line que colocam seus produtos como essenciais para o consumidor, incentivam constantemente a manutenção do mercado de aquisição massiva e altamente consumista, como é visto em lojas como Shopee e SHEIN.

Dessa maneira, cabe ao Governo Federal garantir que o consumidor tenha consciência plena de seu dever como comprador, por meio de cartilhas educativas nas ruas, a fim de educar a população acerca das compras on-line. Além disso, a regulamentação de propagandas oriundas de países estrangeiros, que chegam ao país por meio das redes sociais e trazem abordagens enganosas acerca de seus produtos, é essencial para garantir o controle do consumismo. Outrossim, é fundamental a amplificação da ação do Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária (Conar) para atuar na orientação das propagandas nas redes sociais vindas de meios externos, com objetivo de regularizar o consumo excessivo na era digital, como criticado por Rina em sua canção.

*Texto produzido na Oficina de Redação do Professor José Roberto Duarte

 

MAIS Notícias
Quais fatores podem ser obstáculos na venda do seu imóvel
Quais fatores podem ser obstáculos na venda do seu imóvel

É muito comum o insucesso na venda do imóvel ser atribuído ao comércio imobiliário, crise econômica, entre outros fatores que muitas vezes são culpados sem na realidade serem de fato os vilões. Na realidade existem diversos motivos que impedem ou dificultam uma venda...

O Mel da Abelha Rainha
O Mel da Abelha Rainha

Depois de dias cansativos de trabalho, Maria Bethânia desembarca no aeroporto de Salvador, pega um taxi e se encaminha para casa em busca de seu merecido descanso. Era véspera do Dias dos Namorados. O taxista, querendo agradar a baiana, liga o som do carro e, de...

Moradias em loteamento : A necessidade de se reinventar
Moradias em loteamento : A necessidade de se reinventar

Os loteamentos embora existam no nosso país há diversas décadas, somente em 2009 eles ganharam maior destaque com o lançamento do programa de governo minha cada minha vida (MCMV). Na nossa cidade de Iguatu é  preciso que se diga que desde 2009  até os tempos atuais,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *