Agricultor de 64 anos, diabético e sem família, luta por aposentadoria

01/10/2022

Para lembrar o Dia Internacional do Idoso, comemorado hoje, 1º de outubro, o A Praça conta um pouco da história do agricultor Raimundo Honorato dos Santos, 64, o típico cidadão brasileiro que é o retrato do abandono social no país. Com alta taxa de diabetes, o idoso já amputou dois dedos do pé esquerdo por causa da doença. Atualmente ele está travando luta judicial para ter direito de receber sua aposentadoria, como agricultor, cujo pedido já foi negado duas vezes pelo INSS.

Aos 64 anos de idade, doente com diabetes e sem família para acolhê-lo, o agricultor vive de doações, enquanto aguarda o parecer do INSS para a concessão do benefício de aposentadoria. A rotina do agricultor é peregrinar de um lugar a outro em busca de ajuda. Com frequência ele visita Iguatu, pois, segundo ele, sempre consegue angariar donativos para comer e levar para casa. Raimundo disse que viaja de topic, ou de carona, quase sempre depende de favores para viajar, por causa da falta de dinheiro para as passagens.

Filho natural do município de Lavras da Mangabeira, Raimundo nasceu na comunidade de Limoeiro, que pertence ao distrito de Mangabeira. Sempre trabalhou na roça, com os pais. Não herdou fortuna, nem teve filhos do único casamento que acabou há 25 anos. Vivendo em situação de total necessidade, Raimundo mora numa casinha de cômodo único, com um banheiro, na comunidade de Limoeiro, segundo ele, construída pela comunidade, também por meio de doações.

Raimundo Honorato contou à reportagem que vive dias de privações, pois falta praticamente tudo em casa. Ele revelou também que tem dificuldades para adquirir os remédios que precisa tomar diariamente, para controlar a diabetes, uma vez que na farmácia popular, onde recebe o medicamento gratuitamente, está sempre em falta.

Saiba mais

O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente no primeiro dia de outubro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *