Programa integra socialmente crianças e adolescentes em Iguatu

01/10/2022

Iniciado há 25 anos em Iguatu, o programa de integração AABB Comunidade atende diariamente crianças e adolescentes na faixa etária entre 06 a 14 anos. São 225 participantes assistidos com atividades no contraturno escolar, pela manhã e tarde. Aulas de dança, música, canto coral, capoeira, natação, futebol, reforço escolar, entre outras atividades são realizadas na sede do clube no bairro Esplanada.

Aislan Guilherme, 13, entrou para o programa há cinco anos. Além dele, irmãos e primos também são assistidos pelas ações. “Eu sempre tive vontade de entrar. Aqui no programa a gente aprende muitas coisas, participo de muitas atividades e gosto muito de futebol. Todo mundo é muito legal com a gente”, afirmou o garotinho que tem só mais um ano dentro do programa. Já as colegas Maria Eduarda Sousa e Stefanny Brito, ambas com 14 anos, estão no último ano no programa. O sentimento delas é de agradecimento e já de saudades. “Mudou muito minha vida por tantas atividades que a gente faz aqui. Aprendizagem que a gente leva pra vida. Gosto de capoeira, do canto coral, de atividades físicas. Eu gostei demais de ficar aqui. Vou aproveitar esse último ano”, contou Maria Eduarda, que entrou aos seis anos no programa. “Só tenho a agradecer aos professores, que têm é paciência com a gente. Eles ensinam bem. Assim como Aislan disse, tudo aqui é legal. Além das atividades, a gente recebe comida, e o carinho da coordenadora, o cuidado que eles têm com a gente”, ressaltou Stefanny Sousa.

Gratidão, amizade e experiências

Segundo Ademir Honório, coordenadora do programa AABB Comunidade, um dos propósitos é esse: ensinar, dialogar, ajudar na formação cidadã das crianças e adolescentes que passam por eles. “É um programa conhecido internacionalmente. A gente sabe o quanto ele é importante, e ao longo desse tempo oportuniza momentos para brincar, atividades físicas, culturais, dança, reforço educacional e social para crianças e adolescentes no contraturno escolar. É um programa que a gente vê que flui bem na vida deles, com proposta maior para a formação cidadã para um futuro melhor para eles. Isso tem um impacto muito positivo na vida deles como pessoa desde a infância e adolescência”, destacou a professora.

Pelo que podemos presenciar, as crianças e adolescentes saem com outro olhar de mundo. “Temos muitos exemplos hoje de pessoas que são adultos que participaram do programa e hoje atuam nas mais diversas atividades. Já tivemos professores aqui que foram ex-alunos. Ficamos felizes em ver que ao longo desses 25 anos tantos os coordenadores que passaram, diretores da AABB, do Banco do Brasil, parceiros importantes como a fundação da AABB e a prefeitura, através da Secretaria de Educação, pelos bons resultados ao longo desse tempo pelo programa. Sem esquecer que trabalhamos com uma equipe engajada e a parceria da família que nos ajuda. Tudo isso faz esse programa apresentar o bom desenvolvimento que tem tido, sempre”, reforçou Ademir, ressaltando o sentimento de gratidão e amizade que fica. “Elas mesmas repassam isso para gente, muito carinho. Chegam, abraçam, conversam, amor que eles têm pelo programa. Fica marcado na vida deles. Desde criança até a adolescência. É gratificante”, comentou.

Para a instrutora do programa, a educadora física Erika Saraiva, é uma troca de experiência. “A gente repassa os conhecimentos, técnicas e aprende em vivência com eles. Cada um do seu jeito. É mais que prazeroso, antes mesmo de me formar, sempre fui envolvida com esportes, com ações sociais, voluntariado. Além de ser meu trabalho, é meu prazer. O esporte é uma ferramenta que envolve tudo. É uma troca grande de experiência participar do AABB Comunidade”, concluiu.

Saiba mais

O Programa Integração AABB Comunidade consiste numa proposta socioeducativa, desenvolvida nas AABBs, que integra família, escola e comunidade. As ações são mantidas por meio das instituições da Federação Nacional das AABBs, FENABB e a Fundação Banco do Brasil, FBB, com parceiros, entre esses, por exemplo, em Iguatu, o próprio banco, AABB e a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação.

 

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *