Estudantes se mobilizam para prevenção das doenças mentais

08/10/2022

Estudantes do 1º ao do ensino médio do colégio Liceu de Iguatu, preocupados com o alto índice de jovens afetados pelas doenças mentais, resolveram criar grupo de ajuda objetivando elevar principalmente a autoestima dos alunos e evitar que as crises avancem para casos mais graves. Do grupo evoluiu para um projeto de prevenção às doenças mentais, como depressão e ansiedade, males que atacam as pessoas, de todas as faixas, em todos os lugares, principalmente crianças, adolescentes e jovens.

O projeto ‘Setembro Amarelo – Valorizando a Vida’ surgiu da iniciativa dos estudantes do 1º ano A e B, por meio de um clube criado por eles, intitulado Clube Emocional, que já vinha atuando como suporte para o debate de temas relacionados com a saúde mental, violência, assédio moral, violência sexual, psicológica e outros casos que afetam o emocional.

Os estudantes convidaram a psicóloga Edienne Mendonça para um encontro na escola, visando apresentar as carências e apreender como buscar ajuda diante de momentos críticos. Isso ocorreu quando os alunos começaram a perceber as necessidades do atendimento psicológico para os colegas que viviam se isolando, tendo crises de choro e quadro agudos de tristeza. A estudante Maria Clara, do 1º B, frisou que era comum se deparar com situações preocupantes envolvendo os colegas. “Uma vez ou outra a gente estava sempre encontrando alunos se isolando no banheiro, chorando nos corredores, faltando aula, desmotivado, e a gente percebeu a urgência em buscar ajuda”, lembrou.

Valorização a vida

Por ocasião do Setembro Amarelo, em que as os profissionais de saúde, órgãos públicos estão em alerta por causa dos casos de pessoas que tentam contra a própria vida, os estudantes, com o apoio da gestão escolar do Liceu, na pessoa da diretora Cláudia Medeiros, passaram a realizar atividades, dentro da própria escola. “Aproveitamos o Setembro Amarelo para falar sobre isso, para focar nisso, não falamos do suicídio diretamente, mas da valorização a vida”, frisou a estudante Ana Karen Alves, aluna do 1º A.

Durante do Setembro Amarelo, os alunos se envolveram nas atividades, em dias alternados, realizando café-da-manhã, pic-nic, mini gincanas, brincadeiras recreativas, e os encontros com a psicóloga Edienne Mendonça Lima, voluntária no projeto. Os alunos puderam se inteirar mais sobre as doenças mentais e suas sequelas, depressão e ansiedade, e como buscar ajuda de profissionais e da família em situações de crises emocionais.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *