Investimento em locação de imóveis: Quais os passos a seguir?

22/10/2022

Muitas pessoas nos consultam quase que diariamente, para saber o que fazer se resolverem investir em imóveis para a locação. Diante de tantas incertezas trago aqui informações, que certamente irão esclarecer as principais dúvidas sobre o tema.

Investir em imóveis é de longe a melhor opção para quem de fato quer ter rentabilidade com segurança, comodidade e tranquilidade. O maior exemplo do que afirmo, é o leitor identificar quem são os maiores empresários da região, quando rapidamente irão perceber que esses possuem inúmeros imóveis locados na cidade e em outras localidades.

Para ter um investimento verdadeiramente tranquilo, o primeiro passo é fazer uma compra de imóvel, com assessoria de uma imobiliária ou corretor com larga experiência no mercado de locação, sendo eles quem poderá melhor orientará qual melhor região atual para locação, o preço de mercado vigente na área do imóvel e da locação que esse estará inserido, para que o investidor faça o investimento correto.

Feita a aquisição do imóvel o profissional da área de locação dará assessoria necessária, visando evitar gastos excessivos no imóvel adquirido, que em muitas vezes não trará o retorno esperado. Assim, itens como iluminação, tipo de tinta, adornos e demais intervenções no imóvel precisa ser avaliado de forma técnica. E muito comum, por exemplo, encontrarmos investidor que fez uma pintura da melhor tinta existente no mercado, aplicação de liquibrilho (verniz protetor), o que além de não acrescentar valor à locação, ainda aumentará o custo dele para a preparação visando a entrega do imóvel. Além disso, o locatário quando da devolução do imóvel terá de efetuar toda a pintura com produto igual ao aplicado inicialmente, o que na maioria das vezes inibe o cliente em optar por imóveis nessas condições.

Outra grande reclamação de proprietários de imóveis locados é que ao fazerem esse pacto contratual sem intervenção de uma empresa ou profissional corretor, o final da locação sempre será desastroso, uma vez que o locador na maioria das vezes não faz uma pesquisa do cadastro do cliente, não exige garantias da locação e tem dificuldades em cobrar extrajudicialmente ou terá custo para assim fazê-lo em caso de inadimplência.

Assim, o passo mais importante para quem deseja investir em imóveis para a locação, é entender que desde a decisão da compra até o processo locatício existe a necessidade de um intermediário para administrar o seu imóvel. Ao ter o imóvel em uma imobiliária ou corretor que atue na área de locação, o locatário ao pactuar o contrato deverá obrigatoriamente apresentar uma garantia (caução ou fiador), ter o fornecimento de água e energia transferido para o seu nome, sendo que ao final do contrato deverá devolver o imóvel nas mesmas condições recebidas, onde ao contrario será acionado suas garantias prestadas, e até mesmo a cobrança judicial por parte do setor jurídico da administradora do imóvel.

Até breve!

MAIS Notícias
Quais fatores podem ser obstáculos na venda do seu imóvel
Quais fatores podem ser obstáculos na venda do seu imóvel

É muito comum o insucesso na venda do imóvel ser atribuído ao comércio imobiliário, crise econômica, entre outros fatores que muitas vezes são culpados sem na realidade serem de fato os vilões. Na realidade existem diversos motivos que impedem ou dificultam uma venda...

O Mel da Abelha Rainha
O Mel da Abelha Rainha

Depois de dias cansativos de trabalho, Maria Bethânia desembarca no aeroporto de Salvador, pega um taxi e se encaminha para casa em busca de seu merecido descanso. Era véspera do Dias dos Namorados. O taxista, querendo agradar a baiana, liga o som do carro e, de...

Moradias em loteamento : A necessidade de se reinventar
Moradias em loteamento : A necessidade de se reinventar

Os loteamentos embora existam no nosso país há diversas décadas, somente em 2009 eles ganharam maior destaque com o lançamento do programa de governo minha cada minha vida (MCMV). Na nossa cidade de Iguatu é  preciso que se diga que desde 2009  até os tempos atuais,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *