Hemoce presta homenagem aos doadores de sangue

26/11/2022

A psicóloga Mariana Santos tirou uns minutinhos do dia para doar sangue. Desde que passou a ser uma doadora voluntária de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce que não parou mais de realizar esse gesto solidário, como também incentiva as pessoas a doar sangue para manter abastecido o Banco de Sangue da Unidade.

“É muito importante doar sangue. O carinho com que a gente sempre é recebida aqui pelo pessoal do Hemoce é contagiante. Vejo que as pessoas precisam se conscientizar mais e fazer parte desse processo. Não só agora durante esse período dedicado aos doadores, mas o ano todo, porque sabemos que a doação de sangue é um gesto tão nobre e solidário que pode ajudar a salvar até quatro vidas. Muita gente não vem com medo da agulha, mas isso é nada. Não dói, é tão rápido que o tempo passa e a gente nem percebe. O que importa é ajudar tantas pessoas que precisam de sangue”, comemorou Mariana, que pela vigésima vez doou sangue. “Eu pretendo continuar enquanto puder. Espero que outras pessoas também se conscientizem”.

Como forma de homenagear todos os doadores, é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, em 25 de novembro. “É uma semana inteira. Antes a gente fazia a programação mais direcionada ao dia D, dia 25, porém este ano a gente comemora a semana inteira, com uma programação cultural, distribuição de brindes, momentos de beleza, momentos de conversas, uma troca de carinhos e agradecimentos por essas pessoas que são tão especiais e fazem esse ato solidário de maneira espontânea. Só temos a agradecer as pessoas. Tudo isso é feito para eles com todo carinho e respeito”, destacou Débora Sobreira, enfermeira da unidade.

Doar sangue pode ajudar a salvar as pessoas. O setor de captação do Hemoce trabalha nesse sentido de buscar doadores novos e manter os doadores que são cadastrados. “Tem pessoas que têm medo por desconhecer o processo de doação. Mas é bem simples e seguro. A pessoa faz o cadastro, passa por uma pré-triagem, uma entrevista para identificar se o doador está bem de saúde. Antes de doar se alimente bem, temos lanche para isso. Depois vai para a sala de doação, que é um procedimento rápido, no máximo dez minutos”, explicou a profissional, fazendo um chamamento para as pessoas interessadas em doar sangue conhecer a unidade que funciona no bairro Esplanada II, vizinho ao Hospital Regional de Iguatu.

Este ano o Hemoce celebrou durante a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue 39 anos de funcionamento. A rede conta com unidades além de Fortaleza e outras cidades do interior do cearense, com hemocentros regionais em Sobral, Iguatu, Quixadá, Crato e Juazeiro do Norte.

A rede é vinculada à Secretaria da Saúde do Estado. A cada ano uma nova campanha para sensibilizar novos doadores é realizada. Este ano o tema é faz referência à realização da copa do mundo de futebol, que acontece no Catar, no Oriente Médio, quando as ações publicitárias fazem chamamento, convocação para que as pessoas entre no time de doadores aumento essa corrente de solidariedade. Com o slogan “Parabéns pela Convocação”, as peças da campanha, desenvolvida voluntariamente pela agência Bando Comunicação, fazem uma analogia entre a escalação do time de futebol do mundial com a chamada de doadores para compor a seleção do hemocentro.

O Hemoce atende à demanda transfusional de cerca de 500 unidades de saúde cearenses. O equipamento recebe, em média, cem mil doadores por ano. Homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes no ano. Já as mulheres, a cada três meses no intervalo de um ano.

39 anos

A Semana do Doador também marca o aniversário de 39 anos do equipamento, celebrado no dia 23 de novembro. A instituição é reconhecida internacionalmente pela qualidade dos seus serviços. Toda rede Hemoce conta com a certificação ISO 9001. Este ano, o Hemoce alcançou o marco de ser o primeiro hemocentro do Nordeste com a acreditação internacional, pela Association for the Advancement of Blood & Biotherapies (Associação Americana de Avanços do Sangue e Bioterapias).

Seja um doador

Para ser um doador de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50kg, idade de 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto. Menores de 18 anos devem apresentar o termo de consentimento, disponível no site do Hemoce.

 

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *