A procura por testes de Covid-19 na rede pública de saúde de Iguatu aumentou nos últimos dias. Além das Unidades Básicas de Saúde, na sede e zona rural, a Secretaria da Saúde disponibiliza testagens na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, no bairro Flores e no Hospital Regional-HRI. No HRI, a média diária tem sido de 20 testes, com cerca entre 7 a 8 positivos, de acordo com informações da unidade de saúde.
“Realmente, a demanda por testagem da Covid aumentou bastante, por isso a preocupação da Secretaria da Saúde em criar nesse âmbito para os testes Covid esses locais. O fluxo aqui no Hospital Regional tem aumentado. Estamos com um local específico para essas coletas”, explicou a enfermeira da unidade Gabriela Torres.
A pessoa que procura a unidade para fazer o teste, ao se identificar, é feita a ficha, encaminhada para a coleta, onde é realizada a testagem, um setor próprio para realizar essa coleta e fazer o teste antígeno. A testagem feita é o SWAB, com a coleta da secreção nasal. Em menos de 10 minutos é apresentado o resultado para a pessoa. “Em caso de positivo para a Covid, a recomendação é que a pessoa fique em isolamento no período de cinco dias. Esse isolamento mesmo em casa, a pessoa deve utilizar máscara, álcool em gel, sempre higienizando as mãos. Se os sintomas forem leves depois desse prazo pode sair do isolamento, mas sempre usando máscaras. Caso os sintomas continuem, a orientação é ficar por mais dez dias em isolamento. O ideal também é realizar um outro teste. Mas graças a Deus, em nossa unidade não temos nenhuma pessoa interna com Covid, nem suspeita. Devido às vacinações, os sintomas são bastante leves nas pessoas que testam positivo. Muitas pessoas estão procurando fazer o teste só para ter essa precaução, mas os sintomas são leves, na maioria dos casos por outras síndromes respiratórias, sem ser Covid”, disse Gabriela.
Manter cuidados
Mesmo com crescente de casos, segundo dados do Boletim da Secretaria da Saúde, até quinta-feira, 24, 68 casos confirmados de Covid positivo, desse 67 em isolamento domiciliar e 1 internação clínica, sem nenhuma internação em UTI, a situação está bem abaixo se comparado com períodos mais críticos de contaminação da Covid. O momento é considerado bem mais tranquilo, mas as pessoas não devem se descuidar. Elas devem manter cuidados necessários para evitar contaminação pelo vírus.
O horário de testagem na UPA e Regional acontece a partir das 8h até as 17h, de segunda a sexta-feira. Nas unidades de saúde da sede, a testagem é feita nas segundas e quintas, a partir das 13h. Já na zona rural, as unidades atendem a partir das 10h, de segunda a sexta-feira. “É importante também que as pessoas procurem as unidades de saúde mais próximas de suas casas até mesmo para evitar aglomeração na UPA, no Regional, unidades que têm outras demandas bem altas. E caso vá uma unidade, é importante o uso de máscara por conta da própria segurança de sua saúde”, completou Gabriela.
0 comentários