O Instituto Dom José Mauro, juntamente com a diocese de Iguatu, realiza na próxima sexta-feira, 9, data do registro de falecimento de dom José Mauro, primeiro bispo de Iguatu, o I simpósio sobre o legado desse patriarca diocesano, e os 60 anos da diocese. O evento vai acontecer no auditório do hotel Diocesano, a partir das 8h.
De acordo com a organização, o evento será destinado a todas as pessoas que desejam se aprofundar sobre a importância da contribuição de dom José Mauro, sua dedicação em vários cenários da vida eclesial e social em toda a história da diocese. “O objetivo desse simpósio é refletir, celebrar nossa história diocesana, à luz do Espírito do Concílio Vaticano II, e do testemunho do patriarca dom José Mauro. Esse primeiro simpósio será um dia de programação intensa para conversar sobre o legado que dom Mauro deixou para a igreja por meio de suas muitas atividades pastorais, as comunidades eclesiais de base, das missões. Um pastoreio realizado com muito amor e zelo guiado pelo Espírito Santo. Seu legado também se encontra da educação, na cultura, na arte, na promoção humana, nas questões sociais e na valorização da vida”, destacou a professora Socorro Pinheiro, membro do Instituto Dom José Mauro, convidando as pessoas a participarem desse encontro.
A programação inclui palestras, exposição, música, poesia, entre outras atividades. “Programação essa que envolve o nosso jeito de ser igreja. O legado de dom Mauro deve permanecer em nossa memória individual e coletiva”, afirmou Socorro.
“A gente aproveita a oportunidade e convida as pessoas a virem mergulhar na história da diocese de Iguatu, nos seus 60 anos. Nesse simpósio vamos conhecer mais a história da nossa diocese, temos muito para recordar e celebrar. Vamos olhar o passado, mas olhando para o futuro. Convidamos não só quem viveu isso daqui, mas a todos. Venham viver conosco esse dia. Vai ser muito bonito, muito gostoso”, ressaltou monsenhor Queiroga.
Saiba mais
Dom José Mauro Ramalho de Alarcon e Santiago, bispo emérito da diocese, nasceu em 14 de maio de 1925 na cidade de Russas, Ceará, fez seus estudos eclesiásticos no Seminário da Prainha em Fortaleza onde ingressou em 1937 concluindo o curso de seminário maior em 1948 quando foi ordenado sacerdote por dom Aureliano Matos, bispo da diocese de Limoeiro do Norte.
Designado pelo Papa João XXIII, dom Mauro chegou a Iguatu no dia 03 de fevereiro de 1962, tomando posse no Trono Episcopal no dia imediato, por ocasião da solenidade litúrgica em que se procedeu a Ereção Canônica da Diocese de Iguatu.
Após 38 anos de serviços ininterruptos, dom Mauro, por decisão papal do Papa João Paulo II, no dia 26 do setembro de 2000, em virtude de ter atingido a compulsória – 75 anos de idade – passou o cajado ao sucessor bispo auxiliar dom José Doth de Oliveira (in memoriam).
Dom José Mauro de Alarcon e Santiago faleceu no dia 9 de dezembro de 2019, aos 94 anos. Ele foi o primeiro bispo de Iguatu, estando à frente da diocese por 38 anos.
Serviço
I Simpósio – Legado de Dom José Mauro nos 60 Anos da Diocese de Iguatu
Local: Hotel Diocesano de Iguatu
Hora: 8h a 17h
Data: 9 de dezembro de 2022
Taxa de inscrição: R$ 42,00 (incluso lanche e almoço).
Inscrições pelo link: https://surveyheart.com/form/6386b8340e707b41bcdf7ebc
0 comentários